Saltar para conteudo

Sinopse

Coapresentação com Culturgest

Christos Papadopoulos & Ballet de L’Opéra de Lyon

Mycelium

Janeiro

2026

estreia nacional

Qui
29
Sex
30

Sinopse

O trabalho de Christos Papadopoulos gira em torno da energia e do mistério, sendo profundamente influenciado pela natureza. Nesta peça, o coreógrafo explora o micélio — uma vasta rede subterrânea de fungos — para criar uma dança de conexões em proliferação, que transforma a perceção das relações dentro de um grupo. Uma nova criação ao som da música eletrónica de Coti K. — Ballet de l’Opéra de Lyon

precisão

hipnose

transe

elevação

Fotografia de cena a cores. Parcialmente iluminados, intérpretes vestidos de preto estendem os braços e olham na nossa direção

© Agathe Poupeney

Fotografia de cena a cores. O grupo de intérpretes de preto, movendo-se como um único organismo, avança na nossa direção com um braço fletido no ar e o outro estendido para baixo.

© Agathe Poupeney

Fotografia de cena a cores de um grupo de bailarinos e bailarinas vestidos de preto, com figurinos muito semelhantes, movendo-se em sintonia na penumbra, como um único organismo.

© Agathe Poupeney

Info sobre horário e bilhetes

Qui

29.01

19:30

Sex

30.01

19:30

RivoliGrande Auditório

Informação adicional

  • Preço 
    12€
  • Duração 
    1h
  • Classificação etária 
    A definir pela CCE

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Sem texto

Texto biografia autores

Sob a direção de Cédric Andrieux, o Ballet de l’Opéra de Lyon continua a explorar os mais elevados padrões da dança contemporânea, com especial enfoque em repertórios complementares. Tendo em mente o legado da companhia, Cédric Andrieux procura que esta continue a ser a casa dos grandes coreógrafos de ontem, de hoje e de amanhã. A temporada 2024–2025 revela-se igualmente audaciosa, com obras de Mette Ingvartsen, Rachid Ouramdane, Trisha Brown, Jan Martens, Jiří Kylián, Ohad Naharin, Nacera Belaza, Noé Soulier e Lucinda Childs. Profundamente enraizada na sua região e com uma presença relevante na cena internacional, a companhia mantém-se dedicada a contar e a escrever parte da história da dança, com uma atenção constante às questões do nosso tempo.

Christos Papadopoulos estudou dança e coreografia na SNDO de Amesterdão, teatro na Escola de Arte Dramática do Teatro Nacional e ciência política em Atenas. Fundador da companhia Leon and the Wolf, é autor de obras como Opus, Elvedon, Ion, Larsen C, Mellowing (Dance On Ensemble), Mycelium (com o Ballet de l’Opéra de Lyon), Ties Unseen (com o NDT1) e My Fierce Ignorant Step, apresentadas internacionalmente. Em 2025, foi distinguido com o Rose International Dance Award do Sadler’s Wells. Christos colaborou ainda com Dimitris Papaioannou, Giorgos Lanthimos, entre outros.

Ficha técnica

  • Coreografia
    Christos Papadopoulos

    Assistência de coreografia
    Georgios Kotsifakis

    Composição musical
    Coti K.

    Desenho de luz
    Eliza Alexandropoulou

  • Figurinos
    Angelos Mentis

    Mestres de bailado
    Amandine François, Marco Merenda & Raúl Serrano Núñez Lyon Opera Ballet

    Com
    Bailarinos do Ballet de l’Opéra de Lyon

    Coprodução
    Opéra de Lyon, Biennale de la Danse, Théâtre de la Ville – Paris  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close