Saltar para conteudo

Sinopse

Coisa Ruim + Restos do Vento

Ver Primeiro — Medeia Filmes

Setembro

2022

Ter
20

Sinopse

19:00 — Coisa Ruim
de Tiago Guedes e Frederico Serra

Co-realizado com Frederico Serra, com argumento do escritor e jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, Coisa Ruim, é a primeira longa-metragem de Tiago Guedes e teve honras de abertura do Fantasporto em 2006, no Teatro Rivoli. 
Com um elenco excepcional, este filme fantástico que recebeu os maiores elogios e prémios em vários festivais, conta-nos a história de uma família que recebe como herança uma pequena casa numa aldeia do interior. Como diz o povo, com a casa vem também a maldição. Um filme a rever, nesta altura em que o cinema de terror tem vindo a ganhar um novo fôlego.

21:30 — Restos do Vento 
de Tiago Guedes

Depois de A Herdade (2019, que quebrou um jejum de 14 anos para o cinema português na Competição do Festival de Veneza, que percorreu o mundo e recebeu vários prémios em festivais, que foi visto por cerca de quatro milhões de espectadores nas salas de cinema e nos canais de televisão, em Portugal e no estrangeiro), Tiago Guedes tem um novo filme, Restos do Vento, que este ano integrou a Selecção Oficial do Festival de Cannes, onde também há 16 anos um cineasta português não subia as suas célebres “marches”.
Um ritual de passagem numa aldeia do interior de Portugal deixa marcas profundas num grupo de adolescentes. Vinte e cinco anos depois, o passado ressurge como uma bomba ao retardador, e a tragédia instala-se.
São a violência e a agressividade traços característicos da natureza humana? (“A Crueldade tem um coração humano, / […] / O Terror tem a divina forma humana / E o Mistério, humana veste”, escreveu William Blake). Será que podemos penetrar o abismo que o homem para si mesmo é? No ritual, o desejo de fazer parte do grupo esbarra com a humilhação, e sentimos o medo na fixidez dos olhares. Há uma revolta que se cala, mas que a todo o momento pode agigantar-se, como as sombras, e explodir. Tiago Guedes, que partilha o argumento de Restos do Vento com Tiago Rodrigues, transforma o local em universal neste filme onde é acompanhado por um extraordinário elenco que junta vários dos melhores atores e atrizes portugueses e jovens promessas.

cinema

© DR (Restos do Vento)

Info sobre horário e bilhetes

Ter

20.09

RivoliPequeno Auditório

Informação adicional

  • Preço 4€ (por sessão)

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Coisa Ruim 
    de Tiago Guedes e Frederico Serra
    com Adriano Luz, Manuela Couto, Sara Carinhas, Afonso Pimentel, José Pinto, João Pedro Vaz, Filipe Duarte, Gonçalo Waddington, Maria d'Aires, Miguel Borges
    Portugal, 2006, 1h40, 12+
    Fantasporto 2006 – Filme de Abertura, Competição
    Festival de Sitges 2006


    Restos do Vento 
    de Tiago Guedes
    com Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Gonçalo Waddington, Leonor Vasconcelos, Maria João Pinho
    Portugal, 2022, 2h06, 14+
    Festival de Cannes 2022 – Selecção Oficial – Fora de Competição, Special Screenings
    Mostra de São Paulo 2022

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close