Saltar para conteudo

Sinopse

94.º Aniversário Rivoli

Colectivo Espaço Invisível

Lugares

Janeiro

2026

estreia

Sex
23
Dom
25

Sinopse

“Um viajante anda de um lado para o outro e enche-se de dúvidas: incapaz de distinguir os pontos da cidade, os pontos que ele conserva distintos na mente confundem-se.” — Italo Calvino

LUGARES é uma viagem que arranca do que pensamos conhecer rumo ao prazer do desconhecido. Viajamos dentro e fora dos edifícios, entre a memória e ficção, sempre com um ponto de fuga performativo que traduza cada um dos espaços e as pessoas que os envolvem. O público é convidado a ser cúmplice desta viagem de aproximação e de celebração. LUGARES percorre os espaços quase invisíveis do Teatro Rivoli. O espetáculo é resultado do encontro entre artistas profissionais que compõem o Colectivo Espaço Invisível, a equipa do TMP e a comunidade sénior local, que ao longo do processo festejaram o Rivoli como fonte de inspiração. — Colectivo Espaço Invisível  

encontro

festa

participação

Fotografia a cores de duas mulheres de gerações diferentes numa oficina, movimentando-se enquanto manipulam diversas ferramentas.

© João Octávio Peixoto/TMP

Info sobre horário e bilhetes

Sex

23.01

19:30

Sáb

24.01

15:30

17:30

Dom

25.01

15:30

RivoliVários Espaços

Informação adicional

  • Preço 
    Gratuito (mediante levantamento de bilhete nos próprios dias das sessões, a partir das 10h00, na bilheteira do Rivoli e na BOL)
  • Duração 
    50min
  • Classificação etária 
    A definir pela CCE
  • Informação adicional 
    Falado em português

Acessibilidades do espetáculo

Acesso mais condicionado
Texto

Texto biografia autores

O Coletivo Espaço Invisível surge no final de 2018 enquanto estrutura organizada, sendo o resultado de uma série de colaborações entre diferentes artistas. O invisível define-se pelo que não se toca, pelo que não se vê. O invisível é definido também pelo conhecimento adquirido pelos artistas envolvidos (amadores e profissionais) em cada momento de partilha e encontro, que resulta de diálogos e leituras profundas dos contextos em que os projetos ou programas acontecem.

Daniela Cruz é intérprete, criadora e formadora em dança contemporânea. Licenciada em dança contemporânea pela Codarts. Como intérprete, colaborou com André Braga e Cláudia Figueiredo/Circolando, Cristina Planas Leitão, Joana Providência, Jonathan Uliel Saldanha e Catarina Miranda, Madalena Victorino, Marco da Silva Ferreira, Nuno M Cardoso, Sofia Dias e Vítor Roriz, e Victor Hugo Pontes. Colaborou, em vários domínios, com a Instável - Centro Coreográfico. Criou para a Companhia K2, o CITAC, a Kale Companhia de Dança, o Grupo Teatro do Bonfim, entre outros. Cocriou, com Nuno Preto, projetos dirigidos a públicos jovens. Integrou vários projetos participativos, como codiretora artística, com produção do Colectivo Espaço Invisível.

Nuno Preto é encenador, escritor, ator e músico. Licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Foi membro fundador, ator, encenador e dramaturgo do Mau Artista. Desde 2012, é membro residente do Teatro da Palmilha Dentada. Colaborou com o Teatro Oficina, de 2017 a 2020, como formador e ator e encenador. Colaborou com o Museu do Porto como criador associado nos programas ESCUTA e DERIVA e coordenação e criação de conteúdos da Rádio Estação. Fez a coordenação do programa COM[POSIÇÃO] DO AR, para Braga27. Em cinema, trabalha como ator e direção de atores em diferentes produções cinematográficas. Com Daniela Cruz, criou o coletivo Colectivo Espaço Invisível, estrutura de criação e mediação cultural.

Ficha técnica

  •  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close