Saltar para conteudo

Sinopse

Fragan Gehlker, Alexis Auffray & Maroussia Diaz Verbèke

Le Vide – Essai de Cirque
Trengo 2019
França
Estreia nacional

Julho

2019

Qua
3
Sex
5
Sáb
6

Sinopse

É difícil descrever este espetáculo com palavras precisas, exceto senão revelar que conta com contornos surpreendentes, divertidos e profundos, onde se pode ver uma reinterpretação extremamente física d’O Mito de Sísifo, de Albert Camus, levando a um questionamento abrangente sobre um objeto simples que mais não é que uma corda suspensa do tecto. Pode este objeto inofensivo ser o principal motor para que tiremos conclusões sobre aquilo que nos preocupa? Será este objeto uma metáfora para os problemas que nos atormentam? Fragan Gehlker, um acrobata na corda, Alexis Auffray, a quem cabe a responsabilidade musical do espetáculo, e Maroussia Dias Verbèke, a quem cabe coser todos estes momentos, criando a linha condutora da dramaturgia, criam um espetáculo de uma intensidade sem precedentes, explorando como o vazio questiona o absurdo da vida, numa procura de confronto (e respostas) com aqueles que o olham. Com uma implantação pensada para cada local onde é apresentado, fazendo com que assuma características diferentes de apresentação para apresentação, este espetáculo procura, acima de tudo, levar-nos a refletir sobre o poder da vida e o nosso papel em confronto com esse desconhecido, em momentos de intensidade máxima que (nos) levam a suster a respiração - não é também disto que é feita a vida de cada um de nós?    


Desde muito novo, Fragan Gehlker participou nos seus espetáculos dos seus pais e nas companhias em que o pai atuava. Estabelece-se, mais tarde, na Escola de Circo de Rosny-Sous-Bois e depois no Centro Nacional de Artes do Circo de Châlons-en-Champagne. Aí inicia colaborações com outros nomes artísticos, como Arpad Schilling, Emmanuelle Huynh e o coletivo Porte 27. Em paralelo, cria “Le Vide” (que teve início durante a sua vida quotidiana na CNAC), atualmente em circulação por vários países.

Alexis Auffray é músico e desenvolveu o gosto pela arte musical a partir do violino clássico. No entanto, antes de ser músico, Auffray define-se hoje como um ser “sonoro”. Participou em espetáculos de Arpad Schilling, sendo aí que conhece Fragan Gehlker. Decidem juntar esforços e criar “Le Vide”.

Maroussia Diaz Verbèke é dramaturga e cofundadora do coletivo Ivan Mosjoukine e do Troisième Cirque. Estudou artes circense, nomeadamente as técnicas em corda e arame, as suas especialidades no Centro de Artes do Circo Nacional de Châlons-en-Champagne, na mesma turma que Fragan Gehlker. Nas suas criações, questiona o circo como uma linguagem em si mesma.

© Vasil Tasevski

Info sobre horário e bilhetes

Qua

3.07

Sex

5.07

Sáb

6.07

Campo AlegrePalco do Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • 10.00€ • ≈1.00h • >6 

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Ideia Original Fragan Gehlker
    Direção Artística Fragan Gehlker (acrobata de corda), Alexis Auffray (criação musical e direção de cena), Maroussia Diaz Verbèke (dramaturgia)
    Desenho de Luz Clément Bonnin
    Figurinos Léa Gadbois-Lamer
    Direção Técnica Adrien Maheux
    Difusão Anna Tauber
    Produção e Administração Roselyne Burger
    Coprodução La Verrerie, Pôle National des Arts du Cirque Languedoc-Roussillon, Alès, La Cascade, Maison des Arts du Clown et du Cirque, Pôle National des Arts du Cirque, Bourg-Saint-Andéol, Le Cirque Jules Verne, Pôle National des Arts du Cirque Picardie, Amiens, Le Centre National des Arts du Cirque (CNAC), Châlons-en-Champagne

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close