Hotel Europa - © Vera Marmelo

© Vera Marmelo

Fevereiro

21 Sex 21.00h 22 Sáb 19.00h

CAMPO ALEGRE Auditório

9.00€ • 1.25h • >12 
O espetáculo tem legendagem em inglês

Hotel Europa

Os filhos do colonialismo

Teatro
Hotel Europa - © Vera Marmelo

© Vera Marmelo

 
Marianne Hirsch define no seu livro "Postmemory Generation" o conceito de pós-memória como a "relação que a geração seguinte tem com o pessoal, colectivo e trauma cultural daqueles que vieram antes - experiências que são lembradas apenas através de histórias, imagens e comportamento daqueles com quem cresceram" (2012:5). O espetáculo "Os filhos do colonialismo" investiga que relação é que as gerações que nasceram depois do 25 de Abril de 1974 têm com o colonialismo português e que memórias é que lhes foram transmitidas desse mesmo passado. Este é um espetáculo de teatro documental que trabalha de uma extensa e contrastante recolha de testemunhos colocando em palco os próprios entrevistados a discutir as suas biografias e as dos seus pais, refletindo como é que o passado colonial se reflete em Portugal e na Europa de hoje, assim como nos movimentos que exigem a descolonização da história e do pensamento dos antigos países imperiais.
 
 
Hotel Europa é uma companhia formada por dois artistas de dois países diferentes (Portugal e República Checa). André Amálio e Tereza Havlíůková conheceram-se no programa de mestrado MA Performance Making na Goldsmiths University, London. Desde essa altura que têm vindo a colaborar juntos e a desenvolver teatro documental que trabalha com uma sobreposição de material autobiográfico, histórias familiares, histórias nacionais, testemunhos, entrevistas, pesquisa historiografia, criando uma complexa teia de referências de cultura popular e clássica que reflete sobre culturas, tempos e géneros.
Criação André Amálio
Co-criação e movimento Tereza Havlíčková
Elenco Celise Manuel, Cláudia Cláudio, Joana Mealha dos Santos, Paulo Estrela Janganga, Patrícia Cuan, Soraia Ismael e Susana Alves
Cenografia e Figurinos Maria João Castelo
Desenho de Luz e Direção Técnica Joaquim Madaíl
Produção Executiva Joana Costa Santos
Apoio à residência DeVIR/CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve, O Espaço do Tempo