Jakub Józef Orliński & il Pomo d'Oro

FACCE D'AMORE: Por ocasião dos 80 anos de Jorge Gil

Jakub Józef Orliński & il Pomo d'Oro

© Michael Sharkey

Março

25/03 sáb 19:30

RIVOLIGrande Auditório

música ⁄ voz ⁄ homenagem
Estreia nacional
Preço 9€
Duração 1h35min (com intervalo)
Classificação etária 6+
Teatro Rivoli, 29 de novembro de 2003.
Deborah York e Robin Blaze, com a Akademie für Alte Musik Berlin, interpretaram o programa Il Appuntamento Amoroso. Vinte anos depois, no mesmo palco, é apresentado o programa Facce d’Amore, onde o público português tem oportunidade de ouvir, em estreia nacional, o contratenor polaco Jakub Józef Orliński acompanhado pela orquestra Il Pomo d’Oro. Estes dois programas compreendem o tema do Amor e Jorge Gil (1943-2019), fundador do Em Órbita, referência no panorama radiofónico português e na organização de concertos de música erudita. O primeiro foi o último concerto organizado por ele, o segundo é uma homenagem dos filhos pelo papel que desempenhou na divulgação de uma das suas paixões, a música. — João Miguel, Duarte, Teresa e Tomás Gil (filhos de Jorge Gil)


Jakub Józef Orliński é um contratenor polaco. Emergiu rapidamente como um dos mais vibrantes artistas da música clássica internacional, triunfando em concertos e gravações. Os seus concertos e recitais esgotados por toda a Europa e Estados Unidos da América atraíram novos seguidores para a sua forma de arte e o concerto ao vivo de Vedrò con mio diletto de Vivaldi gravado no Festival de Aix-en-Provence acumulou mais de 8,5 milhões de visualizações online. Formou-se na Juilliard School em 2017, tendo começado a sua carreira internacional como Orimeno em Erismena de Cavalli na sua estreia no Festival de Aix-en-Provence. Trabalha com prestigiosos ensembles e realiza concertos por toda a Europa e Estados Unidos da América nas mais importantes salas de concertos como Wigmore Hall e Barbican Center, Verbier Festival, Carnegie Hall, Disney Hall, Théâtre des Champs Élysées, Teatro Real e Theatre an der Wien.

O nome do ensemble il Pomo d'Oro refere-se à ópera de Antonio Cesti de 1666. Criado para festas de casamento do imperador Leopoldo I e Margarita Teresa da Espanha, Il Pomo d'Oro foi provavelmente um dos maiores, mais caros e mais espetaculares produções de ópera da ainda jovem história do género musical. Fundado em 2012, logo se afirmou como um conjunto de excelente qualidade no campo da atuação historicamente informada. Il Pomo d'Oro tem mais de 10 anos de intensa atividade de concertos em todo o mundo e uma impressionante lista de 35 gravações, muitas delas premiadas. O ensemble é particularmente conhecido e procurado como parceiro de cantores, seja para recitais a solo ou óperas inteiras em execução e gravação. Regularmente convidado a atuar nos mais prestigiados festivais e salas de concerto da Europa, Il Pomo d'Oro tem apresentado diferentes programas com os contratenores Jakub Józef Orliński, Franco Fagioli, Max Emanuel Cenčić e Xavier Sabata, os meio-soprano Ann Hallenberg e Joyce DiDonato e com as sopranos Francesca Aspromonte e Emöke Baráth. Il Pomo d'Oro é embaixador oficial do El Sistema Greece, um projeto humanitário que promove a educação musical gratuita a crianças em campos de refugiados gregos. A 'il Pomo d'Oro Academy' foi lançada online durante a primeira fase da pandemia de COVID-19, oferecendo aulas de música gratuitas para estudantes de música em todo o mundo.


Coapresentação com:
Centro Cultural de Belém, no dia 27 de março de 2023

Março

25/03 sáb 19:30

RIVOLIGrande Auditório

música ⁄ voz ⁄ homenagem
Estreia nacional
Preço 9€
Duração 1h35min (com intervalo)
Classificação etária 6+