Saltar para conteudo

Sinopse

Joana Providência / Teatro do Bolhão

Atlas, mapeamento poético

Outubro

2026

Estreia

Qui
29
Sex
30

Sinopse

Atlas, mapeamento poético desenha-se como um projeto coreográfico, partindo do texto poético, configurado como denúncia, manifesto, arma, desejo de sobrevivência ou confronto. Com origem num mapeamento da poesia do mundo enquanto manifesto simultaneamente humano e humanista, Atlas, mapeamento poético propõe o encontro entre a vivência da imigração em Portugal e o universo poético de diferentes lugares do mundo.
A nossa coexistência com a imigração em Portugal, num espaço de proximidade geográfica, representa-se maioritariamente como um espaço de distância e de desconhecimento que desejamos reduzir, aproximar. O processo de trabalho com os seis intérpretes desenvolver-se-á numa ligação estreita com o som, a gestualidade, o movimento e a palavra. — Joana Providência / Teatro do Bolhão 

fronteiras

invisibilidade

encontro

migração

conflito

Vários corpos deitados, sobrepostos e entrelaçados. Evidenciam-se os pés e as mãos desses corpos.

© José Caldeira

Info sobre horário e bilhetes

Qui

29.10

19:30

Sex

30.10

19:30

Campo AlegreAuditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    9€
  • Duração 
    1h
  • Classificação etária 
    A classificar

Acessibilidades do espetáculo

Audiodescrição
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Acessível a pessoas em cadeira de rodas

Texto biografia autores

Joana Providência nasceu em Braga, em 1965. Iniciou os seus estudos em dança com Fernanda Canossa. Em 1989, terminou o curso da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Integra, desde 1995, a ACE Escola de Artes, e faz parte da direção artística do Teatro do Bolhão. No seu trabalho coreográfico, tem desenvolvido uma linguagem com a qual privilegia a relação intérprete-coreógrafo. Participou em festivais como Mostra de Dança Portuguesa ACARTE, New Moves, Glasgow, Festival de Otoño, Spring Dance e Klapstuck, Tanzplattform, DDD — Festival Dias da Dança e Chantiers d’Europe do Théâtre de la Ville.

O Teatro do Bolhão foi formado em 2002 por profissionais da ACE Escola de Artes. A companhia, sediada no Palácio do Bolhão, promove um modelo de produção eclético e pluridisciplinar e mantém uma relação sinergética com a ACE, integrando jovens profissionais numa equipa de trabalho em constante renovação.  

Ficha técnica

  • Direção artística
    Joana Providência

    Dramaturgia
    Irene Ferreira

    Assistência à direção
    Daniela Cruz

    Apoio de voz
    Maria do Céu Ribeiro

    Interpretação e cocriação
    Beatriz Moreira, Carolina Sendim, Daniela Cruz, João Oliveira, Maria do Céu Ribeiro, Valter Fernandes

    Luz
    Nuno Meira

    Som
    Fábio Ferreira

    Vídeo
    Amarante Abramovici

    Cenografia e adereços
    Cristóvão Neto

    Figurinos
    Cátia Barros

  • Mediação
    Cristiana Castro

    Direção de produção
    Glória Cheio

    Produção executiva
    Rosa Bessa

    Direção Técnica
    Pedro Vieira de Carvalho

    Direção de Cena
    Jessica Duncalf

    Equipa de luz, som e palco do Teatro do Bolhão
    Fábio Pinheiro, Inês Domingues, Liliana Macedo, Ruben Gonçalves, Tomé Lopes

    Apoio a multimédia
    João Loureiro Martins 

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close