Luísa Sequeira / TEP

Rosas de Maio

Luísa Sequeira / TEP

© José Caldeira/TMP

Novembro

11/11 sex 19:30
12/11 sáb 19:30
13/11 dom 17:00

RIVOLIPalco do Grande Auditório

teatro ⁄ feminismo ⁄ arquivo ⁄ documento ⁄ censura
Estreia
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Preço 9€
Duração 1h20
Classificação etária 14+
Rosas de Maio é uma criação rizomática de um processo de investigação sobre Novas Cartas Portuguesas (1972), obra escrita por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Rosas de Maio parte desta obra seminal para tecer dramaturgicamente um conjunto de novos desdobramentos, criando um espetáculo híbrido e polissémico, um lugar de possibilidades de articular tempos e fragmentos que oscila entre o documental e a performance. É uma peça constelação que coloca em movimento através do cinema expandido a própria materialidade do arquivo, cruzando e resgatando palavras e ações de mulheres que ao longo da história tiveram os seus discursos censurados, rasgados e apagados pelo regime opressivo e patriarcal.

Luísa Sequeira
é artista investigadora, realizadora e curadora de cinema. Transita em diferentes plataformas: vídeo, filme, fotografia e colagem, explorando as fronteiras entre o digital e o analógico. Nos últimos anos o foco do seu trabalho tem sido a reconstrução poética das narrativas femininas na história da arte e do cinema, que foram invisibilizadas pelo poder patriarcal. Possui uma especialização em realização de documentários na Faculdade de Letras da Universidade de Letras do Porto e um doutoramento em Arte dos Media pela Universidade Lusófona do Porto. Na televisão coordenou e apresentou vários projetos, entre eles, destaca-se o Fotograma, um programa autoral dedicado ao cinema em língua portuguesa. Realizou a longa-metragem, Quem é Bárbara Virgínia?, um filme autoral sobre a primeira realizadora portuguesa, foi exibido em mais de vinte festivais de cinema,entre eles: Festival Internacional de Roterdão, Mostra de São Paulo, IBERDOD. Realizou e produziu várias curtas-metragens: Os Cravos e a Rocha, La Luna, Memória, substantivo feminino , My Choice, Passageira e Mulheres no Palco. Tem colaborado com o Teatro Experimental do Porto (TEP), com cinema expandido e vídeo arte, participou nos espectáculos Estro Watts e Antígona. Selecionada para a residência de criação de cinema na Meta Cultural Foundation na Roménia, em 2022 participou na 13ª Bienal de Kaunas inserido na exposição Landed do Magic Carpets /Kaunas 2022, Capital Europeia da Cultura. Realizou com a Luísa Marinho e em colaboração com a Ana Luísa Amaral, o filme O que Podem as Palavras, um documentário sobre As Novas Cartas Portuguesas, vencedor do prémio do público no Doclisboa 2022. Recentemente exibiu vários filmes na Masc Foundation na Áustria. Atualmente está a desenvolver a série, “As Pioneiras do Cinema em Língua Portuguesa” e um filme de animação com o artista Sama. Desde 2010, é diretora artística do festival de curtas-metragens Shortcutz Porto (270 edições) e é programadora do Super 9 Mobile Film Fest, o primeiro festival português dedicado a filmes realizados com mobile.

Novembro

11/11 sex 19:30
12/11 sáb 19:30
13/11 dom 17:00

RIVOLIPalco do Grande Auditório

teatro ⁄ feminismo ⁄ arquivo ⁄ documento ⁄ censura
Estreia
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Preço 9€
Duração 1h20
Classificação etária 14+
Conceção, texto e direção Luísa Sequeira
Performers e criadoras Luísa Sequeira, Carolina Rocha, Mia Tomé
Cenografia e figurinos Catarina Barros
Apoio à direção Gonçalo Amorim
Desenho de luz Nuno Meira
Operação do desenho de luz José Alves
Sonoplastia Lea Taragona
Vídeo Luísa Sequeira, Bianca Turner
Desenhos e animações Sama
Direção de produção Patrícia Gonçalves
Assistente de produção João Vaz Cunha
Assistência de cenografia e figurinos Inês Vilas Boas
Assessoria de comunicação e imprensa Bruno Moreira
Redes sociais Inês Vilas Boas
Coprodução Teatro Municipal do Porto 
Apoio ACE - Academia Contemporânea do Espetáculos, RTP ARQUIVOS
Agradecimentos Ana Luísa Amaral, Marinela Freitas, Maria Teresa Horta, Maria, Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Joana Alves, Ana Almeida, Luísa Marinho, Carlos Almeida, Tânia Dinis
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa Cláudia Braga
  • © José Caldeira/TMP

    © José Caldeira/TMP

  • © José Caldeira/TMP

    © José Caldeira/TMP

  • © José Caldeira/TMP

    © José Caldeira/TMP

  • © José Caldeira/TMP

    © José Caldeira/TMP