Marco Martins / Arena Ensemble
Um Inimigo do Povo
Janeiro
2026
Sex
16
Sáb
17
Sinopse
Em dezembro de 2024, enquanto Marco Martins considerava adaptar Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, focando no conflito entre o indivíduo e o coletivo, a PSP realizou uma operação policial controversa na Rua do Benformoso, em Lisboa. Cerca de 60 imigrantes foram forçados a permanecer encostados à parede com as mãos na cabeça durante duas horas. As imagens do episódio, captadas por moradores, tornaram-se virais e geraram debate público sobre a legitimidade da ação e a exposição de pessoas sem antecedentes criminais. Este caso tornou-se símbolo da forma como a imigração tem sido tratada na Europa, gerando discursos políticos manipuladores, tanto da extrema-direita como dos meios de comunicação. Com investigação jornalística de Joana Pereira Bastos e Raquel Moleiro, a peça será construída a partir dos testemunhos e biografias destas pessoas, agora envolvidas no elenco. — Marco Martins / Arena Ensemble
discursos
migrações
manipulação
conflito
mediatismo
Informação adicional
- Preço
12€
- Duração
A definir
- Classificação etária
A definir pela CCE
- Informação adicional
Falado em português, inglês, bengali e nepali com legendas em português
Acessibilidades do espetáculo
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto
Texto biografia autores
Marco Martins nasceu em Lisboa em 1972. A sua extensa obra atravessa diversas áreas, do cinema às artes plásticas, passando pelo teatro. Com formação na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Tisch School of the Arts e na HFF – Universidade de Televisão e Cinema de Munique, os seus filmes têm sido apresentados nos principais festivais internacionais. No Teatro, Marco Martins fundou o Arena Ensemble em 2007, juntamente com Beatriz Batarda, sendo, desde então, seu diretor artístico. As criações de Marco Martins para Teatro incluem trabalhos clássicos e projetos comunitários, entre eles Baralha, Estaleiros, Todo o Mundo É um Palco, Provisional Figures Great Yarmouth, Selvagem, Pêndulo e Blooming. O seu trabalho tem-se progressivamente ancorado no cruzamento de diversas linguagens performativas e na colaboração com não-atores e comunidades específicas. Os longos processos criativos de cariz comunitário e forte componente coreográfica conferem à obra de Marco Martins uma voz inigualável no panorama artístico português.
Ficha técnica
- Conceito, direção e dramaturgia
Marco Martins
Investigação jornalística
Joana Pereira Bastos, Raquel Moleiro
Com
Amin Nurul, Dil Bahadur Ale, Janit Fernandes, Kamal Chowdhury, Kamal Sardar, Niraj Khadka, Rajib Al Mamun, Sabera Parvin, Sharker Nasrin, Shoehl Rana, Rita Cabaço, Rodrigo Tomás
Assistência de encenação e apoio à dramaturgia
Rita Quelhas
Apoio dramatúrgico
Matilde Campilho
Apoio à assistência de encenação
Alexandra Petrovskaya
Música
João Pimenta Gomes, Rabih Beaini
Desenho de luz
Nuno Meira
Cenografia
Isabel Cordovil, João Romão (Xxxi.Studio)
Sonoplastia
Vitor Santos
Direção técnica
Pedro Moreira
- Movimento
Lua Carreira, Maria Fonseca
Oficina de movimento
Hugo Marmelada
Oficina de som
João Pimenta Gomes
Casting
José Pires
Fotografia
Beatriz Banha, André Príncipe
Design da publicação
Atelier Pedro Falcão
Administração Arena
Marta Delgado Martins
Produção executiva
Hugo Alves Caroça
Gestão e direção de produção
Sérgio Azevedo
Coprodução
Teatro Municipal do Porto, Centro Cultural de Belém, Theatro Circo/Braga Capital da Cultura 27
Apoio
República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto I DGARTES – Direção-Geral das Artes, Goethe Institute Lisboa




