Trengo 2025 no TMP
Mélissa von Vépy / Cie Happés
Piano Rubato
Junho
2025
estreia nacional
Sex
27
Sáb
28
Sinopse
Este navio flutua em terra seca, é um navio sonoro.
Ele balança numa jornada sem fim, rumo ao outro mundo.
Tentando reconciliar-se com o invisível,
com as almas daqueles que vieram antes de nós.
O capitão é a música, a mulher é o vento e o seu sopro anima este estranho piano-barco;
os três são instrumentos de passagem
e transmissores-recetores indissociáveis.
“Rubato” é um termo musical italiano, que significa voar ou subtilizar, tocar ritmicamente com toda a liberdade disponível, para o intérprete a sua parte de livre-arbítrio. — Melissa von Vépy / Cie Happés
Ele balança numa jornada sem fim, rumo ao outro mundo.
Tentando reconciliar-se com o invisível,
com as almas daqueles que vieram antes de nós.
O capitão é a música, a mulher é o vento e o seu sopro anima este estranho piano-barco;
os três são instrumentos de passagem
e transmissores-recetores indissociáveis.
“Rubato” é um termo musical italiano, que significa voar ou subtilizar, tocar ritmicamente com toda a liberdade disponível, para o intérprete a sua parte de livre-arbítrio. — Melissa von Vépy / Cie Happés
movimento
respiração
escultura
aéreos
Info sobre horário e bilhetes
Sex
27.06
21:30
Sáb
28.06
21:30
RivoliPalco do Grande Auditório
Informação adicional
- Preço
9€
- Duração
50min
- Classificação etária
6+
Acessibilidades do espetáculo
Acesso mais condicionado
Sem texto
Texto biografia autores
Mélissa Von Vépy, artista franco-suíça nascida em Genebra em 1979, iniciou sua trajetória no circo aos cinco anos, no Ateliers des Arts du Cirque de Genève, e formou-se em trapézio no Centre National des Arts du Cirque (CNAC) em 1999. Em 2000, fundou a companhia Moglice-Von Verx com Chloé Moglia, onde criaram espetáculos premiados, como I look up, I look down…, que recebeu o Prémio SACD de Artes Circenses. A sua pesquisa artística tem sido marcada pela exploração das possibilidades sensíveis do espaço aéreo, onde a gravidade se torna tanto um fenómeno físico quanto uma metáfora existencial. Desde 2007, a sua obra, que cruza teatro, dança e expressão aérea, tem sido centrada na criação de cenografias únicas que envolvem o público num universo poético e filosófico. Colaborou com importantes nomes do circo e da dança, como Guy Alloucherie, Carlotta Ikéda e Sumako Koseki, e em 2010 fundou a companhia Cie Happés. Entre os seus espetáculos destacam-se VieLLeicht (2013), I Hate the Spring (2015), The Aerial (2017), Black M1 (2018) e Piano Rubato (2023).
Ficha técnica
- Conceito e interpretação
Mélissa Von Vépy, Stéphan Oliva
Design de cenografia
Neil Price, Mélissa Von Vépy
Colaboração artística
Julia Christ
Sonoplastia
Jean-Damien Ratel
Iluminação
Sabine Charreire
Figurinos
Catherine Sardi
Diretor técnico
Julien Chérault
Administrador de produção
Jean-baptiste Clément
Produção, distribuição e comunicação
Triptyque Production
Fotos
Christophe Raynaud De Lage
- Produção
Cie Happés // Mélissa Von Vépy
Coprodução
Culture Commune, National Theatre Of The Pas-de-calais Mining Basin | Le Sirque, National Circus Arts Centre Of Nexon
Residências
Le Théâtre D'arles | La Cigalière, Theatre Of Sérignan
Com apoio de
French Ministry Of Culture - Occitan Regional Cultural Affairs Office (Drac), The Occitania / Pyrénées–méditerranée Region, The Gard Departmental Council
Apoio especial e agradecimentos
Amadeus Audio Development of a Custom-made Electro-acoustic Device, Cédric Cambon: Electronics Design, Jean-françois Tobias - Historical Piano Association, Emmanuelle Grobet, Raphaële Von Vépy e Andy Steiner






