PAR(S) 2

Pedro Neves Marques & Teresa Coutinho
Correspondência

PAR(S) 2

© DR

TMP ONLINE

Março

1 — 31em contínuo

TMP ONLINE

Cinema ⁄ Teatro ⁄ Literatura
Artes Performativas e Imagem Online
Estreia
Preço Gratuito 
Duração 13'30''
Classificação etária >12
Informação adicional 9:16, 2021

"Jung diz que nos cruzamos com arquétipos ao longo da vida. O Imperador a subir uma rua íngreme à nossa frente. O Eremita sentado ao nosso lado, sozinho, no cinema. A Papisa a estender-nos um livro que nos muda profundamente. Olhei-te de longe, perguntei-me: O Enforcado? O Louco?"
Uma correspondência entre dois desconhecidos, assente na importância do simbólico nas suas vidas: ambos resgataram essa relação ancestral, na esperança de melhor acomodarem a sua dor ou o amor.
Num tempo de miséria simbólica, essas representações parecem ser não só formas de expandir a nossa perceção sobre o nosso entorno, mas também sobre quem afinal somos: representações, também nós, prontas a influenciar profundamente quem connosco se cruza.
"A New New Age is necessary".


Num mundo crescentemente digital e em velocidade, surge a necessidade abrandarmos e de desenvolvermos novos formatos de apresentação e sobretudo novos formatos de criação e modos de trabalho que nos permitam continuar a consolidar os trabalhos artísticos, na realidade atual. Numa temporada híbrida entre o presencial e o digital, o Teatro Municipal do Porto convida 8 artistas para uma colaboração especial, desenhada especificamente para as plataformas online, onde um realizador e um artista performativo, em dupla, a par e par e numa relação de igualdade, são convidados a criar um novo objeto digital que cruze os seus universos e discursos. A imagem em movimento cruza-se assim com as áreas da dança, circo contemporâneo, literatura, teatro e formas animadas, permitindo também desta forma que vários públicos, mesmo os mais distantes, possam aceder a estes trabalhos.


TERESA COUTINHO (1988, Porto). É atriz, criadora e dramaturga. Licenciada em Teatro - Interpretação pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, conclui os seus estudos na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Criou Solo (2021), O eterno debate (2020), E comparar-te a um dia de verão? (2018) — espetáculo para a infância, a partir de William Shakespeare, com Maria Bayley e Joana Bagulho —, Ways of looking (2017) — a partir de John Berger, com Guilherme Gomes —, Agora era eu (2017) — espetáculo para a infância, com Pedro Moura—, Indicação para se perder (2014) — a partir de Marguerite Duras, com Constança Carvalho Homem — e o micro-espectáculo Amanhã à mesma hora (2012). No seu trabalho, têm especial relevo as questões de género, identidade e poder e a fronteira entre realidade e ficção. Como assistente de encenação, trabalhou com Tiago Rodrigues, Faustin Linyekula, Natália Luiza e Beatriz Batarda. Fez apoio à dramaturgia ao espetáculo Aurora Negra (2020), no Teatro Nacional Dona Maria II (TNDMII). Foi curadora de “Apanhar o Sol”, programação online para a infância, a convite do teatro Lu.Ca, em 2020. É coordenadora do ciclo de poesia “Clube dos Poetas Vivos”, no TNDM II. É, frequentemente, convidada para participar em festivais relacionados com a poesia, enquanto atriz, programadora ou moderadora.

PEDRO NEVES MARQUES é artista visual, realizadore e escritore. Nascide em Lisboa, os seus filmes e trabalhos foram expostos em instituições de arte como Tate Modern, Serpentine Galleries e Gasworks em Londres; High Line, Anthology Film Archives, SculptureCenter e e-flux em Nova Iorque; Pérez Art Museum of Miami; Jeu de Paume e Kadist Foundation em Paris; Castello di Rivoli, V-A-C Foundation e PAV em Itália; Fondación Botín e Matadero em Espanha; Times Guangdong Museum, Yinchuan Biennale and Guangzhou Image Triennial na China; Museu Coleção Berardo e MAAT em Portugal; Gwangju Biennale e Liverpool Biennial, bem como em festivais de cinema como Toronto International Film Festivals, New York Film Festival, IndieLisboa, DocLisboa e MixBrasil, entre muitos outros. É co-fundadore da editora de poesia livros do pântano, com a qual publicou o livro de poemas Sex as Care and Other Viral Poems (2020). Tem artigos publicados no e-flux journal, The Baffler e Art Agenda, bem como em livros por editoras e museus como MIT Press, Sternberg Press, Archive Books, HKW e SESC São Paulo. Junto com a artista Mariana Silva, é fundadore do canal de vídeos online, www.inhabitants-tv.org. Foi premiade com o Present Future Art Prize na feira de arte Artissima em 2018 e shortlisted para o Pinchuk Future Generation Art Prize 2021. [texto escrito em linguagem não binária a pedido de Pedro Neves Marques]

TMP ONLINE

Março

1 — 31em contínuo

TMP ONLINE

Cinema ⁄ Teatro ⁄ Literatura
Artes Performativas e Imagem Online
Estreia
Preço Gratuito 
Duração 13'30''
Classificação etária >12
Informação adicional 9:16, 2021

Texto e imagem Pedro Neves Marques e Teresa Coutinho