Saltar para conteudo

Sinopse

Porta-Jazz

12º Edição

Fevereiro

2022

Sex
4
Dom
6

Sinopse

Como se vem ao mundo! No ano em que se realiza o segundo Festival desde que o mundo se alterou e depois de uma décima-primeira edição atípicamente ao ar livre, a Porta-Jazz, neste vai e vem de portas que se abrem e fecham, regressa ao calor do mítico Rivoli, revolucionando o espaço de acção do Festival e abolindo o mais que pode as divisões entre salas, palcos e processos.
Nesta demanda quase existencialista e apontando o foco à translucência presente na própria forma de existir e agir, quer-se com este formato de Festival, também e através da multidiversidade transversal e metamorfósica das suas propostas, proporcionar ao público uma visão mais livre dos ornamentos e liturgias de um palco convencional. Um palco aberto e diáfano que na sua transparência, espelha o nu e o cru. Sinónimos de uma arte genuína e humanizante, forjada com a alma e o amor.
O 12º Festival Porta-Jazz é mais uma vez uma mostra de um meio local que nunca deixou de acolher e crescer com o restante e circundante mundo. São 17 concertos em três dias envolvendo mais de oitenta músicos sem contar com equipas de produção. Nesta extensa lista de concertos não falta a presença do prolífico braço editorial da associação, o Carimbo Porta-jazz, com lançamentos e estreias e concertos de alguns músicos e projetos editados em 2021.
Uma mostra, como já se salientou, multidimensional no espaço modularmente expansível e intercomunicante em que decorre, bem como onde se alimenta, inspira e materializa artisticamente.
Uma dinâmica que se revela em forma de residências e parcerias artisticas com outras associações de músicos nacionais como a já habitual Robalo de Lisboa ou a Amr, associação Suiça com base em Genebra e a parceria com o festival Austríaco Bezau Beatz. Encomendas e estreias a músicos em ascensão e na diáspora, seminários e concertos com nomes mais estabelecidos e internacionais, cruzamentos em palco com outras artes como a pintura, em tempo real e Ensembles de escolas com honras de abertura das tradicionais jam sessions.
Neste carrossel de celebração musical de mecanismo aberto, o 12º Festival Porta-Jazz apresenta-se nu. Não literalmente, evitando a frieza do tempo e dos costumes, mas de uma forma metafórica. A metáfora da nossa existência, livres, claros e simplificados, como se vem ao mundo!



PROGRAMA


4/02 sex

21:30 – Bloco 1 (Grande Auditório)
Manuel Linhares "Suspenso" (Lançamento CD) (PT/BR)
Coreto "A Tribo" (PT, SP)


5/02 sáb

16:00 – Bloco 2 (Palco do Grande Auditório e Subpalco)
Vera Morais & Hristo Goleminov (PT)
Ensemble Robalo/Porta-Jazz (PT)

18:15 – Bloco 3 (Pequeno Auditório)
Joana Raquel, Miguel Meirinhos "Ninhos" (Lançamento CD) (PT, AG)
Puzzle 3 "D" (PT)

21:30 – Bloco 4 (Grande Auditório)
Demian Cabaud "Otro Cielo" (AG, PT)
"Sombras da Imperfeição" Concerto desenhado (PT)


6/02 dom

16:00 – Bloco 5 (Palco do Grande Auditório e Subpalco)
Residência AMR/Porta-Jazz (CH, PT)
WIZ (PT, SP, FR)

18:15 – Bloco 6 (Pequeno Auditório)
Encomenda a Daniel Sousa (PT, CA, DE)
Miguel Ângelo "Dança dos Desastrados" (PT)

21:30 – Bloco 7 (Grande Auditório)
Alfred Vogel "Nest" (Bezau Beatz) (AT, FR, DE, US)
António Loureiro "Conexão" (BR, PT)
 
 

Mais informações www.portajazz.com

© Os Fredericos

Info sobre horário e bilhetes

Sex

4.02

Sáb

5.02

Dom

6.02

RivoliVários Espaços

Informação adicional

Texto biografia autores

Ficha técnica

  •  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close