Reas (2024)
Lola Arias
Abril
2025
Ter
8
Sinopse
Yoseli tem uma tatuagem da Torre Eiffel nas costas e sempre quis viajar, mas foi presa no aeroporto por tráfico de droga. Nacho é um homem trans que foi preso por burla e começou uma banda de rock na prisão. Suaves ou rudes, loiros ou depilados, cis ou trans, reclusos de longa data ou recém-admitidos: neste musical híbrido, reencenam as suas vidas numa prisão de Buenos Aires. Reas é uma obra coletiva que reinventa o género musical: intérpretes que dançam e cantam sobre o seu passado na prisão, revivem a sua vida como ficção e inventam, através da fantasia e da imaginação, um futuro possível para si próprios.
música
liberdade
tempo
Info sobre horário e bilhetes
Ter
8.04
19:30
RivoliPequeno Auditório
Informação adicional
- Preço
Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete, no próprio dia da sessão, a partir das 11h00)
- Duração
1h22
- Classificação etária
12+
Acessibilidades do espetáculo
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto
Legendagem
Texto biografia autores
Lola Arias é uma escritora, encenadora e realizadora argentina. É uma artista multifacetada cujo trabalho reúne pessoas de contextos diferentes (veteranos de guerra, refugiados, trabalhadores do sexo, etc.) em projetos de teatro, cinema, literatura, música e artes visuais. As suas produções esbatem as fronteiras entre a realidade e a ficção. Arias estudou literatura na Universidade de Buenos Aires e dramaturgia na Escola de Artes Dramáticas, em Buenos Aires, e participou em residências de dramaturgia no Royal Court Theatre e na Casa de América. Em 2014, concluiu a oficina Laboratório de Cinema na Universidade Torcuato Di Tella. Desde 2007 que trabalha em teatro documental, criando mais de dezoito peças em colaboração com pessoas que passaram por acontecimentos e experiências históricas distintos. Lola Arias também publicou poesia, ficção e peças de teatro. Recebeu prémios de prestígio e os seus filmes foram exibidos em festivais internacionais de cinema como Berlim, San Sebastián e BFI. O seu trabalho teatral foi apresentado em festivais como Avignon, Lift, Under the Radar e Theater Spektakel e em locais como o Théâtre de la Ville, Redcat, Centro de Arte Walker, Parque da Memória e os museus de arte contemporânea de Chicago e Nova Iorque. Em março de 2024, foi galardoada com o Prémio Ibsen 2024.
Ficha técnica
- Realização e argumento
Lola Arias
DOP
Martín Benchimol
Diretor de art
Angeles Frinchaboy
Edição
Ana Remon, Jose Goyeneche
Figurinos
Andy Piffer
Som
Sofia Straface, Daniel Almada
- Música
Ulises Conti
Produção
Gema Films, Sutor Kolonko
Coprodução
Mira Films Gmbh
World Sales
Luxbox
Elenco
Yoseli Arias, Ignacio Amador Rodriguez, Estefy Harcastle, Carla Canteros, Noelia Perez, Paulita Asturayme, Laura Amato, Pato Aguirre, Cinthia Aguirre, Julieta Fernandez, Silvana Gomez, Daniela Borda, Jade De la Cruz Romero, Bettna Otaso