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Sinopse

FIMP 2024 no TMP

Sonoscopia & Teatro de Ferro

Capital Canibal

Outubro

2024

estreia

Sáb
12
Dom
13

Sinopse

As multidões comem-se em hors d’oeuvre, como entrada ou em guarnição. Aqueles que põem nódoas na gravata dão geralmente deliciosos pâtés.
— Roland Topor

Capital Canibal é uma máquina de cena anacrónica e em permanente curto-circuito. Não obstante os esforços dos seus operadores, eles próprios alimento e combustível, o produto acaba por ser sempre defeituoso, excedentário, inútil e ao mesmo tempo irresistível. Instalada num lugar entre a conferência, a montagem de atrações com marionetas e autómatos e o espetáculo de variedades, Capital Canibal é uma performance para os estômagos mais fortes e os paladares mais requintados, mas ao mesmo tempo muito inclusiva, pois até as partes piores podem ser aproveitadas. — Sonoscopia & Teatro de Ferro

construção

refeição

contradição

© Sonoscopia & Teatro de Ferro

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

12.10

23:00

Dom

13.10

18:30

21:30

RivoliSala de Ensaios

Informação adicional

  • Preço 
    7€
  • Duração 
    30min
  • Classificação etária 
    16+

Acessibilidades do espetáculo

Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Acessível a pessoas em cadeira de rodas

Texto biografia autores

A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 700 eventos, criações artísticas, atividades pedagógicas e publicações em várias partes do globo.

O Teatro de Ferro surgiu em 1999 com direção artística de Carla Veloso e Igor Gandra. O nome pressupõe uma noção de matéria primordial resistente e ao mesmo tempo mutável: um processo de transformação que continua a ser inspirador. O trabalho da companhia tem sido desenvolvido principalmente no campo do teatro de marionetas e objetos - inscreve-se uma lógica de investigação em que a marioneta assume um valor matricial nas suas hibridações possíveis, tentadas e tentadoras. As relações do corpo-intérprete com o objeto-mundo manipulado e a implicação de cada espectador na construção desta relação são linhas de reflexão transversais à extensa prática artística do TdF. O Teatro de Ferro tem sido apoiado, desde 2003, pelo Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes.

Ficha técnica

  • Direção artística
    Gustavo Costa, Igor Gandra

    Interpretação
    Gustavo Costa, Igor Gandra, Catarina Perdigão

    Realização plástica
    Eduardo Mendes

    Acompanhamento artístico
    Carla Veloso

  • Vídeo
    Carlota Gandra

    Cocriaçãoo
    Sonoscopia, Teatro de Ferro

    Coprodução
    Festival Internacional de Marionetas do Porto

    A Sonoscopia e o Teatro de Ferro são estruturas financiadas pela / financed by República Portuguesa / Cultura, Direção-Geral das Artes.

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