Saltar para conteudo

Sinopse

TMP ONLINE

Portugal/Chile Estreia

Teatro Experimental do Porto (TEP) & Teatro La María

Estreito/Estrecho

Novembro

2021

Qua
17
Seg
22

Sinopse

O TEP (Portugal) e o Teatro La María (Chile) unem-se numa obra que reflete sobre a figura de Fernão de Magalhães e a sua viagem ao Estreito, instalando diferentes abordagens cénicas que — fugindo de uma simples anedota histórica e de uma ordem cronológica — questionam, profanam e mergulham na aventura de um grupo de homens face ao desconhecido, à conquista e à mudança de paradigma, numa montagem que mistura estilos, opiniões e visões; um veículo de transgressão, onde os dois grupos criativos (portugueses e chilenos) transfigurarão as suas questões, dúvidas e conflitos em cenas que, talvez, respondam a um espetáculo de sedição. A mesma sedição que ocorreu naqueles antigos navios no meio do oceano e, depois, na conquista sangrenta das terras "descobertas".

TEP (Portugal) y Teatro La María (Chile) se unen en un trabajo que reflexiona en torno a la figura de Hernando de Magallanes y su viaje hacia el Estrecho, instalando distintas miradas escénicas que — escapando de una simple anécdota histórica y de un orden temporal — cuestionen, profanen y profundicen en la aventura de un grupo de hombres enfrentados a lo desconocido, a la conquista y al cambio de paradigmas, en un montaje que mezcla estilos, opiniones y miradas; un vehículo de transgresión, en donde ambos grupos creativos (el portugués y el chileno) transfigurarán sus preguntas, dudas y conflictos en escenas que quizás respondan a un espectáculo de sedición,. La misma sedición que ocurrió sobre esos barcos antiguos en mitad del océano y luego en la conquista sangrienta de las tierras “descubiertas”.


Teatro Experimental Do Porto (TEP) é a mais antiga companhia teatral portuguesa e percursora do teatro moderno, tendo estreado o primeiro espetáculo em 1953, sob a direção artística de António Pedro. Em 2012, a direção artística foi assumida por Gonçalo Amorim, encenador residente desde 2010.

A companhia Teatro La María foi fundada em 2000 por Alexandra Von Hummet e Alexis Moreno. Já levou a cena mais de vinte criações, apresentadas tanto no Chile como noutros países. Tem vindo a desenvolver uma poética cénica própria, amplamente reconhecida na cena chilena contemporânea, em que dialética e política se traduzem em propostas de potente carácter cénico. Apresentou-se em Portugal em 2016, no FITEI, com o espetáculo LOS MILLIONÁRIOS.

© José Caldeira

Info sobre horário e bilhetes

Qua

17.11

Qui

18.11

Sex

19.11

Sáb

20.11

Dom

21.11

Seg

22.11

17:00

Campo Alegre & Online

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 9€ (Campo Alegre) / 3.50€ (TMP Online)
    Duração 1:30min
    Classificação etária 12+
    Condições TMP Online Visualização disponível 24h (entre as 17h00 de 21 de novembro e as 23h59 de 22 de novembro)
    Interpretação em Língua Gestual Portuguesa Sessão dia 17

    folha de sala (pdf)

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Direção artística Alexandra Von Hummel, Alexis Moreno, Gonçalo Amorim
    Texto Alexis Moreno
    Encenação Alexis Moreno, Gonçalo Amorim
    Assistência de encenação Patrícia Gonçalves
    Tradução Maria João Machado
    Interpretação Alexandra Von Hummel, Alexis Moreno, Gonçalo Amorim, Manuel Peña, Patrícia Gonçalves, Pedro Vilela
    Cenografia Rodrigo Ruiz
    Realização plástica e figurinos Catarina Barros
    Assistência à realização plástica Nuno Encarnação
    Desenho de luz Rodrigo Ruiz
    Registo, edição e montagem vídeo Alexis Moreno
    Produção Patrícia Gonçalves (PT), Horacio Pérez (CH)
    Assistência de produção Thaís Guimarães
    Agradecimentos ACE — Academia Contemporânea do Espetáculo, CRL - Central Elétrica, Teatro La Memória, Tamara Acosta
    O TEP é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal do Porto. Estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close