Saltar para conteudo

Sinopse

Visões Úteis

ZHA! LARAY

Junho

2024

Estreia

Qui
6
Sex
7

Sinopse

Diz um provérbio cigano que “a mais bela fogueira começa com pequenos ramos”. De ramo em ramo, família em família, pessoa em pessoa, acende-se a chama do encontro. A música, a dança e o canto — formas naturais de celebração, expressão e comunicação das comunidades ciganas — enchem casas, ruas e bairros de interpretações artísticas de grande beleza. Cresce ZHA! no culminar de um longo processo de proximidade, cumplicidade, escuta, criação e superação. Criadores ciganos e não-ciganos, juntos, lançam um olhar novo sobre um rico legado cultural e patrimonial. Para fazer soar mais alto e mais longe a voz cigana, para fazer ecoar o direito, no avesso e nas costuras da cidade e da sociedade. Que ZHA! seja fogueira que arde e se vê, de perto e de longe, de fora e dentro. — Equipa ZHA!


comunidades

etnia

património

integração

© João Octávio Peixoto

© João Octávio Peixoto

© João Octávio Peixoto

© João Octávio Peixoto

© DR

Info sobre horário e bilhetes

Qui

6.06

19:30

Sex

7.06

19:30

RivoliGrande Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    2.50€
  • Duração 
    1h30
  • Classificação etária 
    6+
  • Informação adicional
    Texto em português e espanhol

Acessibilidades do espetáculo

Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Texto

Texto biografia autores

Visões Úteis (Porto, 1994) é um projeto colaborativo, pluridisciplinar e de autor, que se produz a si próprio por entre atividades de criação, programação, investigação, formação e desenvolvimento do território. Conta hoje com mais de 50 trabalhos desenvolvidos em território nacional e no estrangeiro, entre espetáculos de teatro e performances na paisagem e com a comunidade, e ainda com publicação de livros, criação e produção de filmes e formatos sonoros. O coletivo está sediado em Campanhã, onde, nos últimos anos, tem vindo a encontrar sentidos para o desenvolvimento do seu projeto, em termos estéticos, políticos e sociais. Desde 2019, é parceiro da Câmara Municipal do Porto para o programa Cultura em Expansão, assumindo a responsabilidade pela programação e mediação das atividades para este território em estreita colaboração com a comunidade. É uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / DGArtes. A direção artística é de Carlos Costa, que partilha a direção de projetos com Ana Vitorino, Inês de Carvalho, João Martins e Jorge Palinhos. ZHA! é um projeto PARTIS & Art for Change.


Ficha técnica

  • Direção artística, cenografia e figurinos
    Inês de Carvalho

    Coordenação social
    André Sousa

    Direção musical
    Fernanda de Córdoba, José "El Pájaro" Ausina

    Direção de movimento
    Marta Coutinho

    Flamenco
    Francisca Durão

    Vídeo
    Vasco Mendes

    Desenho de luz
    Cárin Geada

    Operação de som
    Fábio Ferreira

    Interpretação
    Fernanda de Córdoba, Francisca Durão, José “El Pájaro” Ausina, Marta Coutinho e artistas das comunidades ciganas do Cerco, Contumil e Lagarteiro: Cláudia, Dianinho, Elton, Eltynha, Girisa, Ivana, João, Jorginho, Lara Fernandes, Lara Pinheiro, Letícia, Levi, Lisandra, Raíssa, Ruizinho, Santiago, Mara, Maísa, Micael, Vítor Hugo, Vitor Huguinho, Zé Carlinhos, Zé Carlos

    Participação vídeo
    António Ribeiro (Beirinho), Fátima Ribeiro, Filomena Francês, José Cabreira (Zé Vilhaça), José Carlos Prudêncio (Zé Carlos), José Maria Fernandes (Zé Maria), Licínia Maia, Lúcia Fernandes, António Maia (Espanhol), Maria Glória Miguel (Suani)

  • Mediação e apoio educativo e social
    André Sousa, Mafalda Mateus, Patrícia Carvalho e Rosa Vieira

    Direção técnica
    Pedro Correia

    Produção executiva
    Pedro Monteiro

    Design
    Sara Allen

    Coordenação de produção
    Cláudia Alfaiate

    Contabilidade
    Helena Madeira

    ZHA! é um projeto PARTIS & Art for Change financiado pelas fundações Calouste Gulbenkian e “la Caixa”.
    Direção artística Inês de Carvalho, coordenação social André Sousa, gestão de projeto Alice Prata e Cláudia Alfaiate, assistência de produção e gestão administrativa Helena Madeira.
    Tem como promotor o Visões Úteis e conta com os parceiros:
    ÁGORA, Agrupamentos de Escolas do Cerco do Porto e António Nobre, Alto Comissariado para as Migrações, APPC, ARDA Recorders, Equipa de Rua Oriental da Norte Vida, Fios e Desafios, União Romani Portuguesa, Fundação Salesianos, Junta de Freguesia de Campanhã, REDES CLDS4G e Sinergi@s-E9G/ARRIMO.
    O Visões Úteis é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close