Saltar para conteudo

Sinopse

China / República Checa Estreia nacional

Wen Hui & Jana Svobodová

Ordinary people

Novembro

2019

Sáb
30

Sinopse

As pessoas comuns têm qualquer coisa de excecional. São homens e mulheres, mais ou menos jovens, bailarinos profissionais, músicos profissionais, um operário, um artista, uma realizadora autodidata, que se encontram e tomam conta do palco, cuidando da cena e uns dos outros, de acordo com as suas próprias línguas e linguagens. “Ordinary People” junta o Archa Theatre, célebre centro de artes performativas checo, no qual Jana Svobodová é diretora artística do Archa.lab, ao Living Dance Studio, a primeira companhia chinesa independente, dirigida por Wen Hui, ambos fundados em 1994. Aproximando o teatro documental à dança, este projeto aproxima também a Checoslováquia à China, países que partilham uma história política idêntica, inscrita por um sistema político totalitário comunista. Num momento em que dirigentes de muitos países desrespeitam os direitos humanos, a favor dos seus interesses políticos, surge uma questão fundamental: quem são essas pessoas comuns que estes líderes afirmam representar? Vladimír, 73 anos, trabalhou toda a vida numa fábrica de ferramentas. Quando jovem, era o rei do rock and roll em Praga. Todos os sábados arrasava as pistas com a sua dança extravagante e “capitalista”, e todos os sábados a polícia ia escoltá-lo. Wen é bailarina e coreógrafa, formou-se na academia de teatro para ser primeira bailarina na companhia de ballet da propaganda. Durante a juventude, viveu protestos estudantis, mas a mudança nunca se efetivou. Salvou-se, mas não esqueceu o trauma. A partir das suas experiências pessoais, Vladimír e Wen mostram que entre os dois países há mais semelhanças do que diferenças. Num exercício de resposta, Vladimír e Wen partilham o mesmo espaço de liberdade – o palco. 


Wen Hui é coreógrafa e bailarina, também com ligação ao cinema documental e instalações. É uma das pioneiras do teatro e da dança contemporânea chinesa. Formou-se na Academia de Dança de Pequim em 1989 com uma licenciatura em Coreografia. Em 1994, estudou dança moderna em Nova Iorque. De 1997 a 1998, recebeu uma bolsa de estudos do Asian Cultural Council para aprofundar os seus estudos em dança moderna e teatro, em Nova Iorque. Em 1994, formou o Living Dance Studio, com Wu Wenguang, em Pequim, e participou da curadoria e organização de numerosos projetos artísticos. Durante vinte anos, Wen Hui insistiu em usar o teatro como uma intervenção na sociedade. 

Jana Svobodova é encenadora, pesquisadora e professora. Formou-se na Academia de Teatro de Praga em 1987. A sua experiência artística inicial foi influenciada por artistas como Peter Schumann nos EUA, Min Tanaka no Japão, e mais tarde pelo método Viewpoints de Anne Bogart. Enquanto encenadora, Jana Svobodová cria projetos baseados na cooperação entre artistas profissionais e representantes de grupos sociais específicos. É diretora artística do Akcent – Festival Internacional de Teatro Documentário, cofundadora e professora da Escola Internacional de Verão sobre Teatro no Contexto Social, e membro do coletivo FLAB. A performance “Ordinary People”, que codirige com Wen Hui, será também apresentada no programa principal do Festival d’Avignon 2019 e no Festival D’Automne em Paris, em 2019. 

Info sobre horário e bilhetes

Sáb

30.11

19:00

Campo AlegreAuditório

bilhetes

Informação adicional

  • 12.00€ • 1.30h • >14

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Encenação  Wen Hui e Jana Svobodová 
    Interpretação Wen Hui, Vladimír Tůma, Jiang Fan / Li Yuyao, Philipp Schenker, Wen Luyuan, Jan Burian, Li Xinmin / Pan Xiaonan, Jaroslav Hrdlička, and Pavel Kotlík 
    Música e desenho de som Jan Burian 
    Vídeo-arte Jaroslav Hrdlička 
    Desenho luz Pavel Kotlík 
    Assistente de encenação Valida Babayeva 
    Dramaturgia Ondůej Hrab
    Assistência de dramaturgia Lonneke van Heugten e Carmen Mehnert
    Traduções Ian Yang, Anna Vrbová, Andre Swoboda 
    Produção Jindůich Krippner
    Agradecimento especial Martin C. Putna, Zuzana Li
    Coprodução Archa Theatre Hellerau European Centre for the Arts no âmbito do projeto europeu “Theatron” e com o apoio financeiro do Culture Program and with the financial support of the Culture Program

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close