Rocío Molina - © Simone Fratini

© Simone Fratini

14 Sex 21.00h

RIVOLI Grande Auditório

10.00€ • >6 

Rocío Molina

Caída del cielo
Espanha
Estreia nacional

Dança
Rocío Molina - © Simone Fratini

© Simone Fratini

Depois de se ter apresentado pela primeira vez em Portugal no Festival de Flamenco do Estoril, uma das mais inventivas bailaoras espanholas estreia-se agora no Porto.
Num crescente interesse pela abertura das linguagens que cabem dentro da dança contemporânea, a programação do Teatro Municipal do Porto tem trazido ao palco os nomes mais atuais do flamenco, como Israel Galván, em julho de 2017. Com “Caída del cielo”, Rocío Molina mostra a raiz do flamenco, ao mesmo tempo que a faz colidir com outros vocabulários, consciente de que, na sua mais profunda essência, o flamenco é uma expressão de liberdade e não pode nem deve ser domesticado. Este trabalho é uma celebração da mulher, imersa num sentido trágico da festa. Acompanhada pelos seus músicos, o baile de Molina é uma queda livre que, ao invés de nos remeter para a imagem invertida do anjo caído da Divina Comédia de Dante, nos faz aterrar num paraíso escuro e denso, cheio de um corpo camaleónico e poderoso.

 
Coreógrafa e bailarina, Rocío Molina (Málaga, 1984) criou uma linguagem artística própria, assente na tradição mas reinventada de um flamenco que respeita as suas essências e abraça as linguagens mais vanguardistas. Ganhou o Prémio Nacional de Dança em Espanha no ano de 2010 e é artista associada do Teatro Nacional de Chaillot, em Paris, desde 2014. Molina é, atualmente, uma das artistas espanholas com maior projeção internacional. Os seus espetáculos são reconhecidos pela crítica especializada e pelo público como acontecimentos cénicos singulares em que convivem o virtuosismo técnico, a investigação formal e uma beleza visual inigualável.


Apoio ao espetáculo





Coapresentação com Citemor - 40º Festival de Montemor-o-Velho
15 de junho • 22.00h
CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Codireção artística, coreografia e direção musical Rocío Molina
Codireção artística, dramaturgia, espaço cénico e desenho de luz Carlos Marquerie
Música original Eduardo Trassierra
Colaboração na composição musical José Ángel Carmona, José Manuel Ramos “Oruco”, Pablo Martín Jones
Apoio cenográfico Elena Córdoba
Design de figurinos Cecilia Molano
Construção de figurinos López de Santos, Maty, Rafael Solís
Fotografia Pablo Guidali
Interpretação Rocío Molina, Eduardo Trassierra (Guitarras), José Ángel Carmona (voz e baixo eléctrico), José Manuel Ramos “Oruco” (percussões), Pablo Martín Jones (batería)
Direção técnica e de luz Antonio Serrano
Som Javier Álvarez
Direção de cena Reyes Pipio
Apoio à produçao Magdalena Escoriza
Direção executiva Loïc Bastos
Produção Danza Molina S.L. / Chaillot –Théâtre National de la Danse (Paris)
Em colaboração com INAEM

Duração aprox 90 minutos