Victor Hugo Pontes - © José Caldeira

© José Caldeira

13 Sex 21.00h

RIVOLI Palco do Grande Auditório

9.00€ • 1.30h • >12

Victor Hugo Pontes

Drama

Dança
Victor Hugo Pontes - © José Caldeira

© José Caldeira

“Drama” retoma a pesquisa de Victor Hugo Pontes em torno das fronteiras da palavra e do movimento, do teatro e da dança. Esta nova criação parte do canónico enredo de Pirandello “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, um ensaio de teatro subitamente interrompido por seis personagens que pedem ao diretor da companhia que encene as suas vidas. Num resgate dessa meta-narrativa, experimenta-se alargar a discussão sobre o próprio ato criativo: até que ponto é possível coreografar um clássico da dramaturgia (que pressupostos se mantém e se perdem)? De que modo é que o próprio espaço de ensaio pode espelhar o que não acontece no palco, mas apenas na cabeça do criador? Através da multiplicação de personagens, de sucessivas tentativas e do desdobramento de coreógrafos que encenam outros coreógrafos, este trabalho engendra ações em cadeia que colocam o observador no lugar do observado, e vice-versa. Tal como com Pirandello, “Drama” remete para os primórdios do jogo teatral: o drama, ou seja, a forma narrativa em que se imita a ação direta dos indivíduos. 


Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança. Como criador, a sua carreira começa a despontar a partir de 2003 com o trabalho Puzzle. Desde então, vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país, assim como em Espanha, França, Itália, Alemanha, Rússia, Áustria, Brasil, entre outros.

 
Direção e coreografia Victor Hugo Pontes
Cenografia F. Ribeiro
Desenho de luz e direção técnica Wilma Moutinho
Música original Rui Lima e Sérgio Martins
Pianista Joana Gama
Figurinos Cristina Cunha e Victor Hugo Pontes
Apoio dramatúrgico Madalena Alfaia
Assistente de direção João Santiago
Interpretação Ángela Diaz Quintela, Daniela Cruz, Dinis Santos, Félix Lozano, Pedro Frias, Valter Fernandes, Vera Santos e participantes da comunidade local 
Estagiária Liliana Oliveira 
Confeção de figurinos Emília Pontes, Domingos Freitas Pereira e Mário Ribeiro
Direção de produção Joana Ventura
Assistente de produção Mariana Lourenço
Coprodução Teatro Municipal do Porto, Nome Próprio, Centro Cultural Vila Flor e São Luiz Teatro Municipal
Apoio à residência artística Circolando e Teatro Nacional São João
Agradecimento Sara Barros Leitão  

em paralelo

Drama

3 Ter — 6 Sex 20.00h 9 Seg — 12 Qui 20.00h
RIVOLI Sala de Ensaios
No âmbito da criação de "Drama", de Victor Hugo Pontes, será realizada uma oficina orientada pelo coreógrafo, para maiores de 16 anos, com alguma experiência em artes performativas, visando integrar 8 participantes no espectáculo, a ser apresentado no dia 13 de dezembro 2019, no Grande Auditório do Teatro Rivoli.