Saltar para conteudo

Sinopse

Francisco Camacho & Meg Stuart / EIRA & Damaged Goods

steal you for a moment

Março

2025

estreia nacional

Qui
6
Sex
7
Sáb
8

Sinopse

A colaboração entre Meg Stuart e Francisco Camacho remonta ao início das suas carreiras. Agora, reúnem-se em palco para um dueto, inspirando-se nas ruínas nurágicas da Sardenha – vestígios de uma cultura rica que se foi erodindo lentamente. Numa paisagem que parece existir fora do tempo, os artistas exploram as lacunas e ausências no registo, escavando artefactos emocionais. Canalizam uma linguagem perdida com as suas vozes e encontram-se através do ritmo e da repetição. Ao escutar o passado, constroem uma arqueologia do presente que não distingue entre o místico e o mundano. — EIRA & Damaged Goods

resiliência

intimidade

traços

gigantes

Fotografia de cena a cores. Meg Stuart e Francisco Camacho movimentam-se pelo espaço. Dispersas pelo espaço várias linhas e alguns elementos de madeira. Atrás de Meg e Francisco, uma parede com uma porta e pampas penduradas.

© Dajana Lothert

Fotografia de cena a cores. Meg Stuart e Francisco Camacho, lado a lado. Francisco está sentado no chão, dentro de uma estrutura de placas de madeira. Meg, também sentada, está do lado de fora dessa estrutura.

© Dajana Lothert

Fotografia de cena a cores. Meg Stuart e Francisco Camacho dirigem-se na nossa direção, de joelhos.

© Dajana Lothert

Fotografia de cena a cores. Meg Stuart e Francisco Camacho estão de pé, sob um piso branco com linhas vermelhas que formam quadrados nesse piso. Meg tapa o rosto. Francisco tem uma mão sobre o peito.

© Dajana Lothert

Info sobre horário e bilhetes

Qui

6.03

19:30

Sex

7.03

19:30

Sáb

8.03

19:30

RivoliPalco do Grande Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    12€
  • Duração 
    1h25
  • Classificação etária 
    12+
  • Informação adicional 
    Falado em inglês e italiano

Acessibilidades do espetáculo

Acesso mais condicionado
Texto
Sem legendagem em português
Luzes estroboscópicas ou intensas

Texto biografia autores

Meg Stuart é coreógrafa, diretora e bailarina e vive e trabalha em Berlim e Bruxelas. Com a sua companhia, Damaged Goods, fundada em 1994, criou mais de trinta produções, que vão desde solos e duetos como BLESSED (2007) e Hunter (2014) a coreografias de grande escala como VIOLET (2011) e CASCADE (2021), obras em vídeo, criações site-specific como Projecting [Space[ (2017-2019), e projetos de improvisação como City Lights (2016). O trabalho de Stuart move-se livremente entre os géneros da dança, teatro e artes visuais, impulsionado por um diálogo contínuo com artistas de diferentes disciplinas. Através de ficções e camadas narrativas mutáveis, explora a dança como fonte de cura e uma forma de transformar o tecido social. A improvisação é uma parte importante da prática de Stuart, como uma estratégia explorar estados físicos e emocionais ou da memória dos mesmos. Transmite os seus conhecimentos através de workshops e masterclasses regulares, dentro e fora do estúdio. Meg Stuart recebeu vários prémios em reconhecimento da sua obra, entre os quais o Leão de Ouro pela sua carreira na Bienal de Veneza em 2018.

Francisco Camacho dirigiu 22 espetáculos de grupo e 20 a solo, uns para o palco e outros para espaços não convencionais, a par de 13 obras em coautoria e várias outras em contexto pedagógico, nas áreas da dança e do teatro. Apresentou-se um pouco por todo o mundo e recebeu os prémios Bordalo/Casa da Imprensa (1995 e 1997) e ACARTE/Maria Madalena de Azeredo Perdigão (1994/95; e Menção Especial 1992/93). Foi intérprete de Paula Massano, Alain Platel, Lúcia Sigalho, Filipa Francisco, Miguel Moreira e Tonan Quito. Destaca a colaboração regular com Meg Stuart, a par das cumplicidades com Carlota Lagido, Sílvia Real e Fernanda Lapa. Fundou e dirige a EIRA.

Ficha técnica

  • Cocriação e interpretação
    Francisco Camacho e Meg Stuart

    Cenografia
    Gaëtan Rusquet

    Sonoplasti
    Vincent Malstaf

    Desenho de luz e direção técnica
    Frank Laubenheimer

    Assistência artística
    Márcio Kerber Canabarro

    Assistência técnica
    Tom De Langhe

  • Olhar externo
    Sigal Zouk

    Produção
    Eira/ Damaged Goods

    Coprodução
    Fuorimargine, Perpodium, Tanz im August / HAU Hebbel am Ufer

    Apoios
    República Portuguesa - Cultura I Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, Governo Flamengo, Comissão da Comunidade Flamenga, Governo Federal Belga / Cronos Invest  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close