Saltar para conteudo

Sinopse

Make Trouble

Javiera Peón-Veiga

HAMMAM

Setembro

2024

estreia nacional

Sex
27
Sáb
28

Sinopse

HAMMAM explora o “banho” enquanto fenómeno coletivo de purga, regeneração e prática de cura social, de forma a roçar a fronteira entre íntimo e público. O espetáculo propõe uma experiência imersiva, inspirada em práticas tradicionais de suor ou banhos quentes presentes em várias geografias e culturas no mundo, nas quais a temperatura, o vapor e o som surgem não apenas enquanto fenómenos ambientais mas meios de comunicação táteis, capazes de causar comoção e de fazer os corpos vibrar. A peça proporciona um ritual de limpeza do corpo e da mente num ambiente vaporoso, o qual, por meio de uma partitura coreográfica que percorre os passos do amã – calor, massagem, esfoliação, lavagem e relaxamento –, possibilita uma experiência introspetiva e contemplativa. — Javiera Peón-Veiga

Durante o espetáculo, o público é convidado a circular pelo espaço, numa experiência de som, luz e banho, em que se esbatem as fronteiras entre intérpretes, elementos cénicos e público, podendo haver interação entre estes elementos.

cura

vapor

banho

purga coletiva

© Fernanda Ruiz

© Fernanda Ruiz

© Fernanda Ruiz

Fotografia de cena a cores. Num ambiente com fumo, velas e luzes verdes e vermelhas, Javiera Peón-Veiga, no chão, apoia-se nos braços estendidos. Está em tronco nu e com uma toalha de banho enrolada na cintura.

© Fernanda Ruiz

Info sobre horário e bilhetes

Sex

27.09

Sáb

28.09

RivoliPalco do Grande Auditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    7€
  • Duração 
    1h10
  • Classificação etária 
    12+

Acessibilidades do espetáculo

Acesso mais condicionado
Texto
Legendagem
Plateia sem cadeiras

Texto biografia autores

Javiera Peón-Veiga (Chile) é coreógrafa, investigadora, performer e gestora cultural. A sua pesquisa centra-se na criação de experiências imersivas que questionam os limites entre o interior e o exterior dos corpos, entre o íntimo e o público, entre o visível e o invisível. Está a desenvolver projetos que atentam na circulação e ecologia da água, encarando-a como um organismo vivo que circula por vários corpos interligados. Os seus projetos foram apresentados em vários festivais e contextos na América do Sul e na Europa. É co-fundadora do NAVE, Centro de Criação e Residência (Chile), tendo sido co-diretora artística até 2019 e artista associada e membro da equipa de curadoria desde então.

Ficha técnica

  • Direção artística
    Javiera Peón-Veiga

    Criação
    Claudio Muñoz, Antonia Peón-Veiga, Rodrigo Sobarzo, Natalia Ramírez Püschel, Javiera Peón-Veiga

    Desenho de som
    Rodrigo Sobarzo

    Desenho de luz
    Antonia Peón-Veiga

    Interpretação
    Claudio Muñoz

    Documentação
    Natalia Ramírez Püschel

    Desenho gráfico
    Simón Sepúlveda

  • Colaboração
    Luc Delannoy, Rodrigo Ríos Zunino, Luis Enrique Díaz-Lazcano, Andrea Moro, Núria Buch Canet, Daniela López, Mario Carreño, Camilo González, Paz Pachy Durán, projeto Soundlapse da Universidad Austral de Chile

    Aconselhamento sobre tráfego virtual
    Rossana Santoni

    Comunicação e imprensa
    Graciela Marín

    Produção
    HAMMAM

    Coprodução
    NAVE, Centro de Creacio?n y Residencia (Chile)

    Financiamento
    Fondo Nacional de Desarrollo Cultural y las Artes (Chile, 2019)  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close