Saltar para conteudo

Sinopse

com sessões escolares

madebyhands

Du bout des doigts [Na ponta dos dedos]

Abril

2025

Sex
4
Sáb
5

Sinopse

Gabriella Iacono e Gregory Grosjean traçam uma história da dança a partir de coreografias icónicas que recriam utilizando apenas as mãos. Um bailado para dois corpos e quatro mãos, com cenografias em miniatura filmadas ao vivo e projetadas num grande ecrã, composto por doze quadros. Em cada quadro, as mãos dançam obras-chave de coreógrafos do século XX, como Vaslav Nijinsky, Maurice Béjart, Pina Bausch ou Anne Teresa de Keersmaeker, e percorrem os grandes palcos, desde a Broadway até Paris, de Bruxelas ao Harlem, passando pelo balé, os musicais, as maratonas de dança dos anos 30, o rock, a dança contemporânea ou o hip-hop. Uma viagem fascinante pela dança, o cinema e a história do mundo, com a ponta dos dedos. — madebyhands 

dança

história

viagem

cinema

Fotografia de cena a cores. Plano aproximado de uma rampa de skate pintada com tinta florescente verde e roxa, em miniatura. Na rampa, também em pequena escala, um skate com umas sapatilhas em cima.

© Julien Lambert

Fotografia de cena a cores. Emoldurada por uma plateia, no palco, uma bailarina, de vestido laranja, gira.

© Julien Lambert

Fotografia de cena a cores. Plano aproximado de dedos fazendo um V invertido num cenário de terra batida.

© Julien Lambert

Fotografia a cores. Numa sala de ensaios, 2 performers fazem movimentos com as mãos numa maqueta semelhante a essa mesma sala.

© Julien Lambert

Info sobre horário e bilhetes

Sex

4.04

10:30

Sáb

5.04

16:00

Campo AlegreAuditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 
    2.50€
  • Duração 
    55min
  • Classificação etária 
    6+

Acessibilidades do espetáculo

Acessível a pessoas em cadeira de rodas
Sem texto

Texto biografia autores

Gabriella Iacono e Grégory Grosjean trabalham juntos há dez anos. Em 2011, Kiss & Cry de Michèle Anne de Mey e Jaco Van Dormael trouxe uma dança com os dedos filmada ao vivo em cenografias em miniatura: um dispositivo que permitiu a criação de espetáculos incomuns, poéticos e extremamente criativos. Grégory Grosjean fez parte da equipa original, à qual se juntou Gabriella Iacono. Juntos, fundaram a sua própria companhia madebyhands, em 2020, utilizando o mesmo dispositivo para espetáculos especialmente concebidos para os públicos mais jovens e familiares. Como intérpretes do repertório contemporâneo, o seu trabalho contribui para manter viva a memória de códigos e linguagens coreográficas.  

Ficha técnica

  •  

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close