Saltar para conteudo

Sinopse

Double Trouble #06

Estreia nacional

Rébecca Balestra, Igor Cardellini, Tomas Gonzalez

Showroom

Março

2023

Sex
24
Sáb
25

Sinopse

Showroom é um espetáculo sobre a substituição de humanos por máquinas. Numa caixa branca, uma atriz dá alternadamente voz a uma apresentadora de uma feira comercial, uma motorista de táxi, uma empregada de caixa, uma assistente de elevador, uma empregada de balcão provinciana... A base de uma sociedade assente na ideia de progresso que está a ser gradualmente substituída. Vida humanas que se tornaram no resíduo da produtividade, agora relegadas para a periferia e eliminadas. Showroom é uma peça de museu, um diorama em tamanho real, o artefacto de um universo prestes a extinguir-se.


Após uma carreira académica em antropologia, sociologia e ciência política na Universidade de Lausana, Igor Cardellini colaborou na dramaturgia dos projetos de Emilie Charriot (King Kong théorie, Ivanov e Passion simple), adaptações em que questiona as relações entre género, sexo e classe social. Ao mesmo tempo, conheceu Tomas Gonzalez e Rébecca Balestra, com quem fundou o coletivo Balestra | Cardellini | Gonzalez, associado ao Teatro de Vidy, em Lausana. Nas suas produções, interessa-se pelo poder e a maneira como o contexto teatral cria efeitos de realidade. É membro da comissão do festival Belluard Bollwerk e trabalha como jornalista para vários jornais diários suíços.

Após um bacharelato em teatro em La Manufacture, Rébecca Balestra começou a trabalhar nas suas próprias peças para competições de poesia. Primeiro, Flashdanse; depois, Tropique, Show Set e Piano Bar; mais recentemente, Olympia – todas a solo. Em 2013, recebeu o prémio de dramaturgia Studer/Ganz. Enquanto intérprete, trabalha com o coletivo tg STAN e com encenadores como Anne Bisang, Michèle Pralong, Natacha Koutchoumov, Mathieu Bertholet, Jean Liermier e Hervé Loichemol.

Tomas Gonzalez licenciou-se em artes na Universidade de Lausana e em teatro em La Manufacture-HEARTS, uma escola onde ensina desde 2017 e onde partilha com Anne Pellois uma abordagem atenta à história da representação. A sua pesquisa centra-se nos processos de cópia, imitação e reativação. Enquanto ator ou colaborador artístico, trabalha com os encenadores Jérôme Bel, Milo Rau, Yan Duyvendak, Stefan Kaegi, Mohammad Al Attar, Sara Leghissa, Karim Bel Kacem e Emilie Charriot.

museu

diorama

progresso

máquina

© Sabina Bösch

Info sobre horário e bilhetes

Sex

24.03

Sáb

25.03

Campo AlegreAuditório

bilhetes

Informação adicional

  • Preço 7€
    Duração 1h10
    Classificação etária 16+

Texto biografia autores

Ficha técnica

  • Texto e encenação Rébecca Balestra, Igor Cardellini, Tomas Gonzalez
    Com Luara Raio
    Iluminação e técnica Edouard Hügli
    Cenografia e técnica em digressão Sonya Trolliet, Filipe Pascoal
    Cenografia Yves Besson, Laura Gaillard
    Perucas Katrine Zingg
    Figurinos Marvin M’toumo, Sarah Bounab, Mathilde Fenoll
    Produção Sarah Gumy
    Tradução Tiago Manaïa
    Agradecimentos Catarina Feijão, Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano - Porto

Subscrevam a nossa newsletter e recebam todas as novidades sobre o TMP.

close