Teatro de Ferro

A revolta dos objetos — Uma conferência animada

Teatro de Ferro

© Susana Neves

FIMP NO TMP

Outubro

20/10 qua 19:30
21/10 qui 10:0014:30

CAMPO ALEGRESala-Estúdio

Marionetas
Preço 7
Duração 50min 
Classificação etária 12+
É o segundo momento de um ciclo dedicado aos objetos que começou com o trabalho Objetoteca Popular Itinerante. O aparato de uma conferência é o ponto de partida para esta nova incursão no mundo das coisas. Este dispositivo é, como todos os outros, um modo de organizar objetos (uma mesa, cadeiras, microfones, etc.), corpos, discursos e algumas regras — umas escritas e outras implícitas. Esta não é, no entanto, uma conferência qualquer: o conferencista é um ator e a sua comunicação é uma performance na qual os objetos insistem em ter ainda uma palavrinha a acrescentar. As coisas, os objetos têm um modo muito especial de comunicar — connosco e entre si. O nosso convidado irá tentar apresentar algumas ideias sobre o assunto. Será que vai conseguir fazê-lo em plena revolta dos objetos?


O Teatro de Ferro (TdF) surgiu em 1999. O trabalho da companhia tem sido desenvolvido no campo do teatro de e com marionetas e objetos. Concebemos a nossa prática numa lógica de investigação em que a marioneta tem assumido um valor matricial, nas suas hibridações possíveis. As relações do corpo-intérprete com o objeto manipulado e a implicação de cada espetador na construção desta relação são linhas de reflexão transversais à prática artística do TdF.

FIMP NO TMP

Outubro

20/10 qua 19:30
21/10 qui 10:0014:30

CAMPO ALEGRESala-Estúdio

Marionetas
Preço 7
Duração 50min 
Classificação etária 12+
Encenação, texto, dramaturgia e cenografia Igor Gandra
Realização plástica Eduardo Mendes
Interpretação Igor Gandra, Carla Veloso, Eduardo Mendes
Vídeo Teatro de Ferro, Carlota Gandra
Desenho de luz Mariana Figueroa
Fotografia de cena Susana Neves
Construção e montagem Oficina do Teatro de Ferro com Marta Figueroa, Alexandre Moreira, Vitória Mendes
Produção Carla Veloso/ Teatro de Ferro
Coprodução Câmara Municipal do Porto — Programa Cultura em Expansão 2019, A Oficina / Centro Cultural Vila Flor — Programa de Educação e Mediação Cultural
O Teatro de Ferro é uma estrutura financiada pela República Portuguesa /Cultura, Direção-Geral das Artes