Assegurar o direito de acesso e de participação é mais do que um desígnio, é uma obrigação. Com essa consciência, o Teatro Municipal do Porto tem trabalhado para ultrapassar – da acessibilidade física à comunicação e mediação junto dos seus públicos, na sua diversidade – as assimetrias e limitações existentes, criando as condições específicas para que um maior número de pessoas possa, de forma equitativa, participar e fruir dos nossos espaços e da nossa programação.
Acesso aos edifícios
Devido ao carácter patrimonial dos nossos teatros e às características das suas requalificações, poderá não ser possível o acesso a todas as áreas. Contudo, o Teatro Municipal do Porto tem lugares reservados nas suas plateias para pessoas com necessidade de utilização de cadeiras de rodas, e casas de banho adaptadas.
O Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre localizam-se na proximidade de transportes públicos (comboio, metro e autocarro) que, na sua maioria, dispõem de sistemas visuais e sonoros acessíveis e plataformas elevatórias.
Política de preços
É possível adquirir bilhetes com o desconto para pessoas com necessidades específicas (30%) na bilheteira online e nas bilheteiras do Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre.
É assegurada a entrada gratuita para acompanhante de pessoas com necessidades específicas (limitada a um acompanhante por pessoa).
Acesso à programação
Para além da acessibilidade física, o Teatro Municipal do Porto tem implementado práticas de acessibilidade e inclusão na sua comunicação, mediação e programação, nomeadamente, a utilização de termos sem género nos conteúdos próprios e a realização de sessões e atividades com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (ILGP) e a audiodescrição, visando o aumento gradual da oferta desses serviços.
Entre abril e julho de 2022, as sessões com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa e/ou audiodescrição são as seguintes:
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
–
Marco Martins — Selvagem: 1/04 sex — 19:30 — Campo Alegre
–
Quintas de Leitura — Tu, poeta, range os dentes e indigna-te: 7/04 qui — 22:00 — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
–
Quintas de Leitura — É preciso soltar o ritmo das marés: 5/05 qui — 22:00 — Campo Alegre
–
Teatro Nacional 21 — Orlando: 14/05 sáb — 19:00 — Rivoli
–
João Telmo — Blasted: 20/05 sex — 19:00 — Rivoli
–
Teresa Arcanjo / Grua Crua — FÁBULAMÃE: 21/05 sáb — 21:30 — Campo Alegre
–
Inês Fonseca Santos & André Letria / Pato Lógico — Atividário Dança: 4/06 sáb — 16:00 — Rivoli
Audiodescrição*
–
Christian Rizzo — miramar: 24/04 dom — Rivoli
* Nestas sessões, 1 hora antes do início do espetáculo, é feito um momento de reconhecimento prévio do espaço (e, se possível, também de aproximação tátil à cenografia, figurinos, com a presença do elenco).
É possível ainda a consulta prévia da informação sobre o espetáculo em braille.
Caso se faça acompanhar por um cão-guia, solicitamos que contacte antecipadamente a Bilheteira do Teatro Municipal do Porto, de modo a garantir um lugar adequado para si e para o seu cão-guia.
Agradecemos sugestões para a melhoria do nosso trabalho no que diz respeito à acessibilidade e inclusão por parte dos nossos públicos. Para sugestões ou mais informação:
paralelo.tmp@agoraporto.pt.