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Acessibilidade

Assegurar o direito de acesso e de participação é mais do que um desígnio, é uma obrigação. Com essa consciência, o Teatro Municipal do Porto tem trabalhado para ultrapassar – da acessibilidade física à comunicação e mediação junto dos seus públicos, na sua diversidade – as assimetrias e limitações existentes, criando as condições específicas para que um maior número de pessoas possa, de forma equitativa, participar e fruir dos nossos espaços e da nossa programação.

Acesso aos edifícios

Devido ao carácter patrimonial dos nossos teatros e às características das suas requalificações, poderá não ser possível o acesso a todas as áreas. Contudo, o Teatro Municipal do Porto tem lugares reservados nas suas plateias para pessoas com necessidade de utilização de cadeiras de rodas, e casas de banho adaptadas.
O Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre localizam-se na proximidade de transportes públicos (comboio, metro e autocarro) que, na sua maioria, dispõem de sistemas visuais e sonoros acessíveis e plataformas elevatórias.

Política de preços

É possível adquirir bilhetes com o desconto para pessoas com necessidades específicas (30%) na bilheteira online e nas bilheteiras do Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre.
É assegurada a entrada gratuita para acompanhante de pessoas com necessidades específicas (limitada a um acompanhante por pessoa).

Acesso à programação

Para além da acessibilidade física, o Teatro Municipal do Porto tem implementado práticas de acessibilidade e inclusão na sua comunicação, mediação e programação, nomeadamente, a utilização de termos sem género nos conteúdos próprios e a realização de sessões e atividades com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (ILGP) e a audiodescrição, visando o aumento gradual da oferta desses serviços.

Entre abril e julho de 2022, as sessões com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa e/ou audiodescrição são as seguintes:

Interpretação em Língua Gestual Portuguesa

– Marco Martins — Selvagem: 1/04 sex — 19:30 — Campo Alegre
– Quintas de Leitura — Tu, poeta, range os dentes e indigna-te: 7/04 qui — 22:00 — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
– Quintas de Leitura — É preciso soltar o ritmo das marés: 5/05 qui — 22:00 — Campo Alegre
– Teatro Nacional 21 — Orlando: 14/05 sáb — 19:00 — Rivoli
João Telmo — Blasted: 20/05 sex — 19:00 — Rivoli
– Teresa Arcanjo / Grua Crua — FÁBULAMÃE: 21/05 sáb — 21:30 — Campo Alegre
– Inês Fonseca Santos & André Letria / Pato Lógico — Atividário Dança: 4/06 sáb — 16:00 — Rivoli

Audiodescrição*

Christian Rizzo — miramar: 24/04 dom — Rivoli

* Nestas sessões, 1 hora antes do início do espetáculo, é feito um momento de reconhecimento prévio do espaço (e, se possível, também de aproximação tátil à cenografia, figurinos, com a presença do elenco).
É possível ainda a consulta prévia da informação sobre o espetáculo em braille.
Caso se faça acompanhar por um cão-guia, solicitamos que contacte antecipadamente a Bilheteira do Teatro Municipal do Porto, de modo a garantir um lugar adequado para si e para o seu cão-guia.

Agradecemos sugestões para a melhoria do nosso trabalho no que diz respeito à acessibilidade e inclusão por parte dos nossos públicos. Para sugestões ou mais informação: 
paralelo.tmp@agoraporto.pt.

Medidas COVID-19

O regresso ao Teatro Municipal do Porto foi planeado cuidadosamente, salvaguardando as devidas medidas de segurança. Sabemos que o desejo de voltar aos espaços públicos, aos teatros, à descoberta que só se concretiza na partilha do mesmo espaço físico deve ser providenciado com todas as precauções e garantindo as normas de segurança necessárias. Regressar ao Rivoli e ao Campo Alegre será encontrar dois teatros completamente equipados e preparados para receber da melhor maneira públicos, artistas e equipas.

Condições acesso eventos culturais (atualizado a 22 de abril de 2022):

Para assistir aos eventos no Rivoli e Campo Alegre não é necessário apresentar qualquer modalidade do Certificado Digital Covid da UE (vacinação, recuperação ou testagem negativo).
A utilização de máscara não é obrigatória.

Medidas preventivas:

Gel desinfetante de mãos disponível.
Respeite a distância de segurança (2 metros).
Respeite a lotação de cada espaço.
Respeite o lugar que lhe é atribuído.
Evite a utilização de elevadores.

Teatro Municipal do Porto

O Teatro Municipal do Porto, através dos seus dois pólos, Rivoli e Campo Alegre, apresenta um programa multidisciplinar, aberto a várias latitudes e a diversos tipos de público, executando a estratégia implementada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto desde a sua reabertura em setembro de 2014. O equilíbrio entre o que se faz na cidade, o que circula no país e o que de internacional apresentamos no Porto, faz deste Teatro um verdadeiro lugar de descobertas e confirmações artísticas. Um sítio onde diferentes abordagens são programadas e apresentadas em múltiplas escalas. 
Juntamente com o DDD - Festival Dias da Dança e com o centro de residências artísticas e espaço de trabalho para as artes performativas CAMPUS Paulo Cunha e Silva, os três projetos compõem o Departamento de Artes Performativas da Ágora — Cultura e Desporto E.M. / Câmara Municipal do Porto.

Teatro Rivoli

Em 1913 foi inaugurado com a nomenclatura de Teatro Nacional. Nos anos seguintes, mudanças no centro urbano obrigaram a repensar e modernizar o imóvel, e, assim, em 1932, nascia o Teatro Rivoli, remodelado, adaptado ao cinema e com programação de ópera, dança, teatro e concertos. O projeto arquitetónico é da responsabilidade do Arquiteto e Engenheiro Júlio Brito. Em 1994, o Teatro fechou para uma total remodelação, com projeto do Arquiteto Pedro Ramalho. Em outubro de 1997, o Rivoli reabriu as suas portas sob a direção de Isabel Alves Costa. Atualmente, o Rivoli acolhe programação nacional e internacional do Teatro Municipal do Porto, bem como alguns dos grandes eventos da cidade, com particular enfoque nas áreas da dança, teatro, música, marionetas, circo contemporâneo e cinema.

Cronologia do Rivoli (1932 — atualidade)

Teatro Rivoli

Teatro Campo Alegre

O Teatro Campo Alegre foi projetado pelo arquiteto Rogério Cavaca e após a sua construção, em 2000, passou a ser gerido pela já extinta Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD). O edifício dispõe de quatro salas (Auditório, Café-Teatro, Cine-Estúdio e Sala-Estúdio) e três apartamentos equipados para residências artísticas, dois de tipologia T1 e um T3. Atualmente, o Teatro Campo Alegre apresenta-se como o pólo experimental do Teatro Municipal do Porto, um laboratório criativo que alberga artistas de várias latitudes e oito companhias da cidade em residências de curta e longa duração, no âmbito do programa Campo Aberto que, mais tarde, apresentarão as suas criações resultantes destes momentos de trabalho.
Teatro Campo Alegre

Equipa

  • CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO


    Presidente
    Rui Moreira

    ÁGORA – CULTURA E DESPORTO, E.M.

    Presidente do Conselho de Administração
    Catarina Araújo
    Administradores Executivos
    César Navio
    Ester Gomes da Silva
    Diretora Geral da Unidade Orgânica da Cultura
    Francisca Carneiro Fernandes
    Diretora de Recursos Humanos, Serviços Administrativos e Sistemas de Informação
    Sónia Cerqueira
    Diretor de Serviços Jurídicos e de Contratação
    Jorge Pinto
    Diretora Financeira
    Rute Coutinho
    Diretor de Comunicação e Imagem
    Bruno Malveira

    TEATRO MUNICIPAL DO PORTO
    RIVOLI • CAMPO ALEGRE

    DIREÇÃO

    Direção Artística (até junho de 2022)
    Tiago Guedes
    Direção Executiva
    Francisca Carneiro Fernandes
    Coordenação Artística
    Francisco Malheiro
    Coordenação Administrativa
    Pedro Silva
    Assistente de Direção Executiva
    Ana Sousa
    Assistente Jurídico
    Jorge Pinto de Almeida
    Assistente Financeiro
    Simão Sousa Branca
    Secretariado de Direção
    João Nunes
    Apoio Adminstrativo
    Elisabete Veiga
    Motorista
    Rui Duarte

    PROGRAMAÇÃO

    Direção (até junho de 2022)
    Tiago Guedes
    Assistente de Direção Artística
    Joana Ferreira
    Artes Performativas
    Cristina Planas Leitão
    Quintas de Leitura & Literatura
    João Gesta
    Escolas, Famílias e Comunidade
    Ana Cristina Vicente

    PRODUÇÃO

    Coordenação
    Marina Freitas
    Assistente de Coordenação
    Carla Moreira
    Gestão de projeto DDD – Festival Dias da Dança
    Daniela Costa
    Gestão de projeto CAMPUS Paulo Cunha e Silva
    Paulo Covas
    Chefe de Produção
    Cristina Oliveira
    Produção Executiva
    Bryan Morgado, Catarina Alves, Catarina Mesquita, Margarida Carronda, Tânia Rodrigues, Teresa Leal, Vera Miranda, Abigail Raposo (estagiária)

  • COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÃO

    Coordenação
    Leonor Tudela
    Gestão de projeto DDD – Festival Dias da Dança
    Vítor Pinto
    Digital
    Francisco Santos, Pedro Sousa
    Mediação
    Jonathan da Costa (Chefe de Equipa), Pedro Galante, Rute Pimenta
    Assessoria de Imprensa
    Joana Brandão
    Design
    Marta da Silva, Pedro Bento
    Fotografia
    José Caldeira
    Vídeo
    a-tundra
    Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
    Cláudia Braga

    FRENTE DE CASA E BILHETEIRA

    Chefe de Equipa
    Vânia Ferreira
    Assistente
    Vitor Hugo Sousa
    Bilheteiras
    Catarina Ferreira, Diana Festa, Inês Faria, Maria Glória Ribeiro
    Assistentes de Sala
    Ana Nascimento, Pedro Costa

    TÉCNICA

    Coordenação
    Francisco Teles
    Gestão de projeto DDD – Festival Dias da Dança
    Luísa Osório
    Assistente Administrativa de Coordenação
    Vanessa Freitas
    Assistente de Coordenação Técnica
    Gonçalo Gregório
    Direção de Cena
    Adriana Brandão, Maria Pinto, Vanessa Santos
    Som
    Tiago Ralha (Chefe de Equipa), André Leite, Luís Carlos Pereira, Tiago Pinto
    Luz
    Romeu Guimarães (Chefe de Equipa), José Diogo Cunha, Luís Silva, Manuel Alão, Mariana Rêgo, Rui Barbosa
    Maquinaria
    António Silva (Chefe de Equipa), João Queirós, Igor Pittella, Marco Silva, Nuno Brandão, Paulo Pereira
    Audiovisuais
    Emanuel Malveiro, Ricardo Cabral

    MANUTENÇÃO

    Coordenação
    João Bastos
    Técnicos de manutenção
    Francisco Choupina (Chefe de Equipa), André Gomes, João Garcia, Jorge Soares
    Apoio Informático
    João Carvalhido, Paulo Moreira, Ricardo Faria, Ricardo Santos

    SEGURANÇA

    RONSEGUR - Rondas e Segurança, S.A.

    LIMPEZA

    QUALITTÁ - Pinto & Azevedo, Unipessoal, Lda

REDES DE PROGRAMAÇÃO

Por iniciativa da Maison de la Danse e da Bienal de Dança de Lyon, várias estruturas europeias decidiram unir esforços: o Théâtre de Liège, o Teatro Municipal do Porto, o Festival GREC em Barcelona, a Maison de La Danse e a Bienal da Dança de Lyon. Estas são estruturas coreográficas de primeira linha, sendo que cada uma delas organiza um festival. Esta associação pretende desenvolver intercâmbios nos respetivos programas, promover a circulação de artistas a nível europeu e desenvolver coproduções e várias ações nas diferentes cidades.
REDES DE PROGRAMAÇÃO
A rede 5 Sentidos foi criada em 2009, no âmbito do QREN 2007-2013, com o intuito de promover a programação cultural e a produção artística em rede. Os equipamentos que integram esta rede de programação cultural são: Teatro Municipal do Porto (Porto), Teatro Viriato (Viseu), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Teatro Micaelense (Ponta Delgada), Teatro Municipal da Guarda, Teatro Nacional São João (Porto), Cine-Teatro Louletano (Loulé) e São Luiz Teatro Municipal (Lisboa).
Rede 5 Sentidos